segunda-feira, 12 de maio de 2014

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO



PASSE O INVERNO SEM ADQUIRIR PESO



Em função do inverno, nosso organismo tem um maior gasto de energia para manter a temperatura corporal. A fim de compensar o que é gasto, aumentamos a ingestão de alimentos, principalmente os mais calóricos, como o chocolate, doces, bolos, comidas quentes, molhos e até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas.

Para que esses excessos não representem quilos a mais, devemos observar as seguintes orientações:

- Manter a hidratação do corpo também no inverno. A recomendação de água é de no mínimo 2  litros ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água.

- Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e não pulando nenhuma delas. Não fique por longos períodos sem se alimentar para que não extrapole na próxima refeição.

- Coma devagar e mastigue bem, para sentir quando estiver saciada.


- Chás com adoçante, esquenta o organismo e é bem menos calórico que o chocolate quente, não que este não possa ser consumido. Sugestão: leite desnatado e chocolate diet.

- Sopas devem fazer parte do cardápio, mas desde que se escolha as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes com carne. As sopas cremosas e com creme de leite, devem ser consumidas com moderação. Observar também os acompanhamentos das sopas como: pão, queijo ralado, etc.

 
- Verduras cruas: fontes de fibras, vitaminas e minerais dos quais não podemos abrir mão nem no inverno. Se for o caso utilize-as refogadas, em sopas e sucos verdes.


- Frutas: mesmo caso das verduras. Sugestão: maçã e banana podem ser consumidas assadas no forno com canela.



- Doces e chocolates: consuma com muita moderação.


- No inverno as pessoas tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como consequência, aumento de peso.



- Exercícios físicos: Aumente a frequência e intensidade, neste período.


Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo



quarta-feira, 7 de maio de 2014

DIMINUA O CONSUMO DE SÓDIO

MUDE SEUS HÁBITOS

 - Evitando ou consumindo com moderação, produtos industrializados como: embutidos, salgadinhos, queijos amarelos, etc;
- Lendo sempre a rotulagem do alimento;
- Evitando o sal de adição nas preparações culinárias;
- Evitando deixar o saleiro à mesa;



SUGESTÕES DE LANCHES INFANTIS

A forma como se apresenta um lanche para uma criança faz toda a diferença.

O valor nutricional do lanche é o foco, mas a apresentação estimula o olhar e a vontade de comer.

Aqui vão algumas sugestões:





terça-feira, 29 de abril de 2014

BANANA


Fruta originária do sudeste asiático, a bananeira produz um cacho formado de pencas, ao todo, pode chegar a duzentas bananas. Existem diversas variedades de banana, as principais são: nanica, prata, maçã, ouro, banana-da-terra e São Tomé.

 

Temos a banana, para consumo no ano todo.

Fruta muito nutritiva. Possui diversos nutrientes importantes para o corpo.

Fruta muito utilizada em receitas como: bolos, tortas, purês, vitaminas, assadas, grelhadas, cozidas, etc.

Fruta muito apreciada por várias espécies, ou seja, todos comemos bananas.

Fica aqui uma informação e uma mensagem.


Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo

quinta-feira, 24 de abril de 2014

GEDR - GRUPO DE ESTUDOS DE DOENÇAS RARAS

GEDR 

GRUPO DE ESTUDOS DE DOENÇAS RARAS

Parte do grande grupo de profissionais de várias áreas da saúde, que se uniram em 2009, para estudar, divulgar, orientar e promover eventos educacionais, para outros profissionais e o publico em geral.
Sob o comando do nosso coordenador Sr Marcos (in memorian), na Câmara Municipal de São Paulo, promovemos reuniões muito ricas em conteúdo, eventos com palestras, o 1. Congresso de Doenças Raras e muito mais!!!
Tempo muito bom, de muita contribuição para a sociedade e de muito aprendizado para todos!!
Saudades!!


quinta-feira, 10 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA!

TIPOS DE CHOCOLATES

BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.

AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens be
m pequenas.

AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.





MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.

DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.

- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.

SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.

 
“Aprecie com moderação”

Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 07 DE ABRIL

Cuide do bem mais precioso que você tem.





 Hábitos saudáveis de vida como ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR, SONO E LAZER ADEQUADOS E CHECKUP MÉDICO ANUAL, fazem parte da prevenção, que é a melhor alternativa.

Lembre-se disso!!!!

Nutricionista Silvania C. Camilo
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo

quinta-feira, 13 de março de 2014

Pais com filhos alérgicos fazem campanha para pedir informação nos rótulos

ASSUNTO MUITO SÉRIO QUE DEVE SER DIVULGADO.

Faça sua parte!

Pais com filhos alérgicos fazem campanha para pedir informação nos rótulos

Fonte: Folha de S.Paulo


Imagina você ter um filho com alergia alimentar e não saber se aquele produto que você acaba de comprar no supermercado vai levar seu filho ao hospital após consumi-lo. Parece exagero, mas muitos pais enfrentam uma batalha por conta da falta de informação nos rótulos das embalagens. Para tentar mudar essa realidade, eles têm feito uma campanha na internet chamada ‘Põe no Rótulo’. A ideia é que seja obrigatória a rotulagem correta dos alimentos e de produtos de higiene com informações claras e com letras em tamanho legível.
O movimento #poenorotulo foi criado por um pequeno grupo que se conheceu na internet. São mais de 600 famílias que trocam informações sobre produtos ‘do bem’ e que tentam chamar a atenção sobre a necessidade da rotulagem correta, principalmente, em alimentos alérgenos, como leite, soja, ovo, peixe, crustáceos, amendoim, entre outros. Para uma das idealizadoras da campanha, a advogada Maria Cecilia Cury Chaddad, não importa se será criado um projeto de lei, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou se a iniciativa vai partir das próprias indústrias.
A advogada explica que o alérgico alimentar corre risco de morte dependendo do seu grau de sensibilidade, com risco de choque anafilático e fechamento de glote, entre outras reações graves. No Brasil, cerca de 8% das crianças e 3% dos adultos possuem alergia alimentar. “A alergia não é entendida e aceita. Muitos acham que é frescura, exagero e que só um ‘pouquinho não fará mal’. Mas, para um alérgico, não importa se é uma migalha ou uma porção, o resultado pode ser catastrófico”, comenta Maria Cecilia, que criou no final de fevereiro a página da campanha no Facebook e que já tem mais de 13 mil curtidas.  Na rede social, pais publicam fotos dos filhos com o cartaz #poenorotulo
Ela, que é mãe de Rafael, 2, que tem alergia a leite e soja, defendeu sua tese de doutorado sobre a presença de alérgenos em alimentos. “Há alimentos que podem ser veneno para algumas pessoas”, diz. Ela afirma que além de aprender a ler rótulos, os pais são obrigados a buscar frequentemente informações com os serviços de atendimento ao consumidor e que nem sempre passam informações corretas.
“Muitas vezes, os SACs [Serviço de Atendimento ao Consumidor] confundem, por exemplo, lactose (açúcar do leite) com proteína do leite. Tão grave quanto, há SACs que direcionam o consumidor a procurarem seus próprios médicos para questionar a segurança do produto, como se eles tivessem acesso a tais informações”, lamenta.
Se engana quem pensa que as restrições e falta de informações no rótulo estão apenas nos alimentos. A autônoma Karina Campo, 36, descobriu que remédios e até o lencinho umedecido usado no filho Lucca, 3, davam alergia no menino. “Fomos em um hospital pois ele teve reação ao antibiótico que estava tomando e, no pronto-socorro, usaram um lenço umedecido que tinha leite em sua composição”, comenta. O menino tem reação rápida e precisa ser medicado.  “Quando ele tomou o antibiótico, ficou roxo em casa e precisou tomar oxigênio além de tomar na veia uma antialérgico”.
Por conta da alergia à proteína da vaca, Karina conta que a família mudou todos os hábitos alimentares e a filha mais velha, Pietra, 7, come bolacha recheada, por exemplo, só fora de casa.  Karina optou em não colocar ainda o menino na escola justamente por conta das restrições alimentares e por ele ter uma reação muito rápida. Lucca é amamentado pela mãe e, por isso, ela também tem uma alimentação restrita sem poder consumir os produtos que dão reação no menino. Segundo os médicos, tudo é passado pelo leite materno e as mães precisam ficar atentas com a sua dieta.
Maria Cecilia diz que se alimentar passa a ser uma dificuldade, mesmo com comida do nosso dia a dia. “Há uma marca de arroz, por exemplo, que contém ovo. Como ficam os alérgicos a ovo? Muitos nem sabem disso e acham que estão ‘seguros’ por comer em casa”, comenta.
Estudos de 2009 da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas mostraram que 39,5% reações alérgicas foram relacionadas a erros na leitura de rótulos dos produtos.
Para o grupo de pais do ‘Põe no Rótulo’, os portadores de restrição alimentar poderiam ter mais qualidade de vida se tivessem a informação correta. A alergia alimentar, desde que feita uma dieta correta, possui grandes chances de regredir.
A Anvisa diz que há uma discussão sobre a obrigatoriedade de se prestar informações sobre alergênicos nos rótulos. A proposta, entretanto, depende de consenso entre os países membros do Mercosul. O tema vai para o quarto ano de discussão, segundo a agência. Nos EUA, por exemplo, as indústrias são obrigadas a prestar esse tipo de informação desde 2006, na União Européia, Austrália e Nova Zelândia, desde 2003, e no Canadá, desde 2011. (Giovana Balogh)
Fonte:  http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-consumidor/pais-com-filhos-alergicos-fazem-campanha-para-pedir-informaco-nos-rotulos

Fruta de menos

IMAGEM DE DESTAQUE Teste com 31 amostras de néctar identifica que 10 delas não têm a quantidade mínima de polpa ou suco de fruta exigida por lei. Além disso, a maioria das bebidas contém doses exageradas de açúcar

"Beba sem moderação"; "é fruta de verdade". Com frases desse tipo, os fabricantes de bebidas à base de frutas aliam seus produtos à ideia de que são saudáveis e, ao mesmo tempo, práticos: é só abrir a caixinha e beber. A sugestão parece ter dado certo, pois a oferta desses alimentos não para de crescer: segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), em 2012 a produção de sucos e néctares (o nome oficial das bebidas que, informalmente, chamamos de "suco de caixinha") chegou a 987 milhões de litros e cresce 10% ao ano.

Mas você já parou para pensar o quão verdadeiras são essas promessas? Para desvendar essa questão, o Idec testou em laboratório 31 amostras de néctares de sete marcas: Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh, em diferentes sabores. O objetivo era verificar se os produtos cumprem os principais requisitos de qualidade e de identidade previstos na Instrução Normativa (IN) n° 12/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), analisando itens como o teor de fruta e a quantidade de açúcar, por exemplo. Veja mais detalhes da metodologia no quadro abaixo.

Todas as amostras foram aprovadas na maioria dos quesitos técnicos, como acidez total. Porém, no que diz respeito à quantidade de fruta, 10 produtos (32%) foram reprovados: eles simplesmente não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei. Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%, dependendo do sabor do néctar.

A Maguary teve o pior resultado: três dos cinco néctares da marca avaliados têm uma quantidade menor de fruta do que o esperado. As marcas Camp, Dafruta, Fruthos e Sufresh tiveram, cada uma, dois sabores reprovados nesse quesito. Somente as bebidas da Activia e da Dell Vale foram aprovadas em todos os sabores.

Para Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, o resultado do teste é grave, tanto pelo alto índice de descumprimento da legislação, quanto pelo fato de que muitos consumidores acham que néctar é a mesma coisa que suco. Na verdade, para ser chamada de "suco", a bebida deve ser composta praticamente só de fruta (e de água, em alguns casos) e não pode conter substâncias "estranhas"; já o néctar, além de apresentar só uma parcela de fruta, ainda contém açúcar e aditivos químicos, como corantes e antioxidantes. "Essa confusão [entre néctar e suco] é reforçada pelo uso ostensivo de imagens de frutas nas embalagens dos néctares, passando a falsa impressão de que a bebida é natural", destaca Ana Paula.


COMO FOI FEITO O TESTE

O Idec enviou para análise em laboratório 31 amostras de néctar de sete marcas: Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh.
As bebidas foram avaliadas de acordo com os principais parâmetros de identidade e de qualidade geral estabelecidos pela Instrução Normativa nº 12/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre eles quantidade de fruta e de açúcar, acidez e outros aspectos técnicos. O teste envolveu a análise de mais de 20 parâmetros e, individualmente, cada uma das análises é certificada e segue metodologia reconhecida.
O intervalo de confiança do teor de fruta identificado é de 95% e a margem de erro é de 20%, para mais ou para menos, já levada em conta na avaliação que aprovou e reprovou as amostras.
Além disso, o Idec checou se a rotulagem geral e as informações nutricionais obrigatórias e complementares estavam indicadas adequadamente na embalagem, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O teste foi realizado com o apoio do Fundo Federal de Direitos Difusos (FDD).
Fonte:  http://www.idec.org.br/em-acao/revista/falta-fruta-na-caixinha/materia/fruta-de-menos

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...