Mostrando postagens com marcador NUTRIÇÃO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador NUTRIÇÃO. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 29 de maio de 2013

FERIADO + FINAL DE SEMANA


A combinação feriado + final de semana torna-se muito perigosa quando relacionamos com uma alimentação saudável.




Frequentemente uma rotina alimentar não adequada, começa um dia antes do feriado e prolonga-se até o seu final.
Dentre os erros alimentares mais frequentes, podemos destacar:

- baixo consumo de água

- baixo consumo de frutas

- alto consumo de bebidas alcoólicas

- ficar muito tempo sem se alimentar

- alto consumo de alimentos com baixo valor nutricional

- alto consumo de alimentos muito calóricos (açúcares e gorduras)

- beliscar o dia todo

 Portanto, tome cuidado com o que vai consumir e com o que vai deixar de consumir.


Os erros alimentares acarretam prejuízos a sua saúde.

Silvania Sergent - Nutricionista




sexta-feira, 24 de maio de 2013

FRUTAS E LEGUMES

BRASILEIROS NÃO INGEREM NEM 50% DO MÍNIMO DE LEGUMES E FRUTAS




ESTÁ NA HORA DE MUDAR HÁBITOS DIÁRIOS!


Brasileiros não ingerem nem 50% do mínimo necessário de legumes, frutas e verduras. O dado, resultado de pesquisas realizadas, mostra um agravante: pessoas consideradas obesas (com IMC maior ou igual a 30) ingerem bem menos da metade da quantidade adequada de carotenóides.

De acordo com pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, para suprir o valor indicado de carotenóides bastaria comer um prato de salada de agrião, brócolis e cenoura e, como sobremesa, escolher uma fruta como manga ou pêssego; mas eles afirmam que a melhor forma de manter os índices dentro do nível esperado é incluir estes alimentos nas refeições realizadas fora de casa. Ou até mesmo nos lanches intermediários (entre café da manhã e almoço ou almoço e jantar), podendo estes serem, tranquilamente, levados, por exemplo, na bolsa, avalia a nutricionista Drª Karina Pimentel, diretora da ASBRAN.

A verdade é que a correria do dia a dia faz muita gente crer ser impossível seguir uma alimentação adequada. "Isto virou quase um tabu, pois a alimentação saudável e adequada às nossas necessidades diárias é tão possível quanto qualquer outra qualidade que buscamos", alerta Karina. As frutas, por exemplo, devem sempre ocupar mais espaço nas refeições. Recomenda-se de 3 (três) a 5 (cinco) porções de frutas variadas para melhor suprir nossas necessidades diárias de, principalmente, vitaminas, minerais e fibras. O importante é consumir várias frutas durante a semana. Já para as crianças a quantidade mínima deve ser de 3 (três) porções por dia.

Os benefícios são muitos. Quem ingere 5 (cinco) porções diárias tem o auxílio na prevenção de várias doenças crônicas, entre elas diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

As frutas são ricas em vitaminas, fibras e minerais, nutrientes essenciais para a manutenção do organismo. E o melhor é consumir frutas da época, especialmente porque conservam-se mais frescas, são mais saborosas e nutritivas. Não despreze nem as cascas, importantes fontes de vitaminas, mas cuidado com a higienização.

O outono é conhecido como estação farta para as frutas. Portanto, é hora de cuidar da saúde.



CONFIRA AS FRUTAS DA ESTAÇÃO
Abacate – Rico em vitamina C, o abacate é responsável por dar mais elasticidade à pele. Esta fruta também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do sistema circulatório. Além disso, é rico em potássio, vitamina B6, magnésio e ferro. Porém, é muito calórica, modere no consumo.
Banana – Rica em potássio, possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.
Caqui – Possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteínas. Traz diversos benefícios à pele e auxilia nos processos cicatrizantes. Boa fonte também de o betacaroteno (antioxidante e combate a formação de radicais livres) e licopeno (fitoquímico que atua na defesa do organismo).
Maracujá – Conhecida por seu poder calmante, esta fruta possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. O maracujá é rico em cálcio, fósforo, e ferro, que contribui na boa formação do sangue.
Mexerica / Tangerina - Fontes de vitaminas A, B e C, possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo. Ótima fonte de fibras, auxiliando no funcionamento intestinal.
Maçã - contém vitaminas B1, B2 e niacina, e minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.
Melancia - contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas. Excelente fonte de licopeno e glutationa (auxiliam também no sistema de defesa do organismo, são considerados antioxidantes).
Outras fontes de carotenóides

Frutas amarelo/laranja/vermelha – melão, mamão, manga, carambolas, nectarinas, pêssegos, goiaba, ameixa, framboesa, cereja.
Vegetais amarelos/laranja – abóbora, ervilha,cenoura, batata-doce, abóbora.
Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brócolis, couve, chicória, escarola, agriões, nabo, mostarda.


Silvania Sergent - Nutricionista Clínica



terça-feira, 21 de maio de 2013

SAL


DIMINUA O CONSUMO DE SÓDIO
O sal é um dos maiores vilões da alimentação, uma vez que seu consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal, além de provocar a retenção líquida nos mantendo mais inchados.
O Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal. Um estudo sobre o consumo de sal por brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nos domicílios brasileiros excede a ingestão máxima recomendada. Este dado foi observado em todas as regiões do Brasil em todas as classes de renda. O consumo médio brasileiro de sal é de 12 a 16g/dia, enquanto a quantidade máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2 a 5 g de sal) por pessoa, por dia.
Devemos lembrar que o sódio não é encontrado somente no sal. Alimentos industrializados como os  embutidos, temperos prontos, sopas industrializadas, enlatados contém grandes quantidades.
Manter o sal fora do seu prato e da sua mesa ou diminuir suas quantidades nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. Os condimentos e especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.



Veja alguns temperos que irão ajudá-lo a se manter longe do sal.

Comida gostosa é comida bem temperada e não salgada.
- Alho e cebola: temperos básicos para todos os pratos.
- Alecrim: erva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes, perfumando o prato e a cozinha.
- Açafrão/Cúrcuma: além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido.
- Gengibre: com sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos.
- Louro: muito utilizado em sopas e feijão.
- Manjericão: utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas.
- Orégano: dá um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates.
- Pimentas: usada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México.
- Salsa: desidratada ou fresca, confere aos pratos um sabor leve e agradável.

Abuse desses e outros condimentos naturais e leve mais sabor e saúde ao seu prato!


ÁGUA




IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSA SAÚDE
Pode-se dizer que sem a água não há vida, pois ela é o principal componente do organismo (cerca de 70% do peso de um adulto).
O quantidade de água no corpo varia entre as pessoas, dependendo da quantidade de músculos e tecido adiposo.
Dentre as várias funções, a água é responsável pela manutenção do equilíbrio do organismo, da temperatura do corpo, é responsável pelo processo de digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, excreção das fezes, bom funcionamento renal e atividade intestinal. E também, combate o inchaço, desintoxica o organismo, auxilia na perda de peso e acima de tudo, hidrata por dentro e por fora.
A perda de água se realiza, normalmente, através da urina, da pele (suor), das fezes e dos pulmões. E também ocorrem outras formas de perda hídrica em situações especiais como, diarréias, vômitos, hemorragias, transpiração intensa, provocando o desequilíbrio hídrico. Nesses casos o consumo deve ser além de 2 litros por dia. Sendo assim, é imprescindível que haja a reposição diária.
As necessidades de água de um indivíduo em condições saudáveis dependem de vários fatores, principalmente do clima e da atividade física.
A recomendação de ingestão de água para um indivíduo adulto e em condições saudáveis são de, no mínimo 2 litros por dia.
Gestantes e mulheres em fase de amamentação, o consumo deve ser em torno de 3 litros por dia.     

Silvania Sergent
Nutricionista                                                                                      

CAFÉ DA MANHÃ


IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Café da manhã ou desjejum, não importa, é uma necessidade do nosso organismo.

Desjejum significa: Romper o jejum noturno
Jejum significa: Abstinência de alimentos.

Das 4 a 6 refeições diárias, o café da manhã ou desjejum tem demonstrado ser a mais importante das refeições, porque reconstitui as reservas de energia utilizadas durante a noite.

Segundo pesquisas, a ingestão do café da manhã melhora a qualidade total da dieta e a ingestão de nutrientes, além de estabelecer hábitos alimentares corretos ao indivíduo e sua família.

O café da manhã promove um melhor funcionamento nas questões de aprendizado, assimilação de informações e na atividade muscular, que podem contribuir ao mesmo tempo com o nosso desempenho profissional no dia a dia.

O café da manhã deve ser composto de:
- 1 fonte de carboidrato, para fornecer energia (pães, cereais integrais)
- 1 fonte de cálcio e proteínas (leite, queijo, iogurte)
- 1 fonte de vitaminas e minerais (fruta, suco de frutas ou vitamina)

A omissão do café da manhã implica em uma diminuição do rendimento, tanto no desempenho físico como no mental do indivíduo, independente da idade. E, se passar a ser  um hábito, as consequências serão ainda maiores, podendo provocar tonturas, hipoglicemia, desmaios, etc.

Portanto:
Não deixe de fazer o seu Café da Manhã, antes de sair de casa.
Não saia em jejum.


Silvania Sergent
Nutricionista Clínica




domingo, 21 de abril de 2013

ALEITAMENTO MATERNO

“OS VÁRIOS ASPECTOS DO DESMAME PRECOCE E TARDIO”
Antes de falarmos sobre o DESMAME, é muito importante salientar a importância do aleitamento materno.
O Aleitamento Materno, exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida do bebê, é uma das ações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como estratégia de combate à mortalidade infantil e redução da prevalência de desnutrição. E até o 1º. ano de vida, podendo se estender até o 2º. ano de vida, com a introdução de uma alimentação complementar.
Aspecto Nutricional: o leite materno é essencial para a sobrevivência do bebê durante o início da vida extra-uterina, sendo até o sexto mês exclusivo e após, com a introdução de novos alimentos como papas de frutas, sopinhas salgadas, água, sucos de frutas, etc. O leite materno é adequado para o bebê e sua composição é única, rica em nutrientes para atender as necessidades nutricionais específicas do recém-nascido, oferecendo uma fonte de nutrientes especialmente adaptados às condições digestivas e metabólicas da criança, como também oferece proteção contra microorganismos patogênicos e reduz a probabilidade do desenvolvimento de alergias, porque oferece vários fatores imunológicos. O leite materno protege contra determinadas doenças como diarréias, otites, doenças respiratórias, evita a desnutrição e combate a mortalidade infantil. Estudos indicam, também, que crianças amamentadas ao peito até o primeiro ano de vida, têm 14 vezes menos chances de morrer por diarréia e 3,6 vezes menos chances de morrer por infecção respiratórias aguda, quando comparadas com crianças desmamadas precocemente.
Aspecto psicológico: sabemos que o ato de amamentar melhora o desenvolvimento físico, mental e emocional do bebê.  O vínculo de amor e carinho estabelecido entre ambos nesse momento, constituirá a origem principal do bem-estar, segurança e afetividade do bebê, conferindo-lhe segurança emocional. Ao estabelecer esse vínculo, sem pressa, a mãe estará semeando a primeira sensação interior de "auto-estima", gravando no sistema nervoso do seu filho a paz do amor que ela sente por ele. O bebê não só sentirá o conforto de ver suas necessidades satisfeitas, mas também sentirá o prazer de ser segurado pelos braços de sua mãe, de ouvir sua voz, sentir seu cheiro, perceber seus embalos e carícias, ocorrendo uma grande comunicação silenciosa entre ambos.
Aspecto fonoaudiológico e dentário: a amamentação proporciona o desenvolvimento fonoarticulatório (mastigação e fala), desenvolvimento da mandíbula, da arcada dentária e do poder de sucção.
DESMAME: PRECOCE E TARDIO
O DESMAME compreende o período entre o início da introdução de uma alimentação complementar até a completa interrupção da oferta do leite materno a criança.
Aspecto Nutricional: O desmame, inicia-se gradativamente, a partir do início da  complementação da amamentação com outros alimentos, já citados. Isso vai proporcionar a criança o contato com texturas, sabores e cores diferentes, que vão contribuir para sua saúde e para o início da Educação Alimentar, ou seja, formação de bons hábitos alimentares, que serão a base para um futuro adulto saudável. Entretanto, ocorre com freqüência, o desmame precoce, onde a introdução precoce da alimentação complementar e um rápido declínio no consumo do leite materno, coloca em risco a saúde de muitas crianças.
Por outro lado, o desmame tardio traz prejuízos em relação à deficiência na ingestão de nutrientes provenientes de uma alimentação variada. A criança fica, preguiçosa para ingerir alimentos, que não sejam o leite materno e os alimentos líquidos. Ela adquiri preguiça em mastigar os alimentos sólidos.
Aspecto Psicológico: O desmame é parte natural e necessária do processo de crescimento e individualidade da criança e do amadurecimento da mãe. Deve ocorrer por volta do primeiro ano de vida. Para isso, é indicado o desmame progressivo, pois assim, enquanto o vínculo ao seio é desfeito, gradativamente, novos vínculos serão estabelecidos, como a introdução de novos alimentos. Por outro lado, o desmame tardio, quando a criança já está com mais de 2 anos de idade e às vezes, 3 ou 4 anos, se torna um grande problema, ocasionando várias conseqüências para a criança e para a mãe. A criança  cria um vínculo excessivo de dependência em relação a mãe, ocasionando baixo desenvolvimento social.  A criança se torna muito manhosa e inicia um processo de chantagem com a mãe. Um exemplo disso, é quando a criança só fica calma, quando a mãe dá o peito.

Aspectos Fonoaudiológico e Dentários: A introdução da alimentação artificial (mamadeira), desde os primeiros meses de vida e o desmame precoce, adiam o desenvolvimento da mandíbula e ocasionam uma deficiência chamada Língua Hipotônica, apresentando futuramente, problemas de fala e aprendizado. Estudos mostram que o desmame tardio, aumenta o aparecimento de cáries dentárias precoces.



Artigo elaborado por:
Dra Silvania Sergent - Nutricionista
Dra Myrian Varallo - Psicóloga

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CARNAVAL!!!




Orientações Nutricionais

O Carnaval já começou ou está para começar, em muitas cidades brasileiras.

Época muito gostosa, onde as pessoas caem na folia. Haja energia!

Para isso, é fundamental seguir uma alimentação adequada e uma rotina de hábitos saudáveis, para amenizar o desgaste físico que ocorre nesta época, devido à folia e ao calor do verão.

Aqui vão algumas orientações:

- Mantenha-se sempre hidratado: água (pura ou aromatizada), água de coco, sucos de frutas naturais, chás gelados sem açúcar. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.



- Mantenha-se alimentado: faça pelo menos 5 refeições por dia, com intervalos de 3 horas. Evite sair em jejum de casa.



- Abuse das frutas e seus sucos: são hidratantes, repõem os sais minerais e vitaminas perdidas pelo suor. Algumas frutas são ricas em carboidratos, como a banana, que fornece energia e também potássio, evitando câimbras.



- Refeições: faça refeições com alimentos que promovam a saciedade e que forneçam carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. Dê preferência as carnes magras (grelhadas, assadas, cozidas ou refogada), saladas mistas (cruas e cozidas), arroz ou macarrão integrais, molhos leves, frutas de sobremesa, gelatinas diet e lanches nutritivos nos intervalos, queijos magros, iogurtes lights, cereais integrais, pães integrais. Evite as gorduras e frituras em geral, produtos industrializados, refeições de difícil digestão e grandes porções.





- Sugestões de lanches nutritivos: barras de cereais, lanches naturais, iogurtes lights, queijos magros, frutas secas ou desidratadas, porções de nozes e castanhas diversas, sucos de frutas, etc.


DICAS:

- Para ajudar a adquirir um bronzeado duradouro: consuma alimentos fontes de Vitamina A e carotenóides. Fontes de origem animal (gema de ovo, leite e derivados, fígado). Fontes de origem vegetal: frutas e hortaliças de cor amarelo-alaranjado, como cenoura, moranga, abóboras, manga e mamão. E também, nas cores verde-escuro (mostarda, couve, agrião e almeirão, rúcula, escarola). Sugestão: Suco Verde (suco de 3 laranjas batido no liquidificador com 2 folhas de couve manteiga). Tomar sem adoçar.

- Aromatize sua água: utilize folhas de hortelã ou gotas de limão.


- O que comer na praia? O mais indicado é levar os alimentos de casa, devidamente preparado, embalado e refrigerado. Sugestões: frutas, lanches naturais (pão integral, atum light, maionese light, cenoura crua ralada), iogurtes lights, barras de cereais, nozes e castanhas, frutas secas, etc. Caso não seja possível levar de casa, observe atentamente suas escolhas e a higiene do local onde irá comer.  Sugestão: milho cozido é uma opção saudável.

- Reserve algumas horas para dormir: o sono ajuda na recuperação do organismo e da disposição para brincar.

Espero que estas sugestões possam ajudá-los a ter um Ótimo Carnaval!!!!!!!!!


 




quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Anvisa alerta para risco de consumo de suplemento alimentar

10 de julho de 2012

O consumo de alguns suplementos alimentares, como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, pode causar graves danos à saúde das pessoas. É o que alerta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em informe, publicado nesta terça-feira (10/7).
De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.  Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.
“O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido”, afirma o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares. O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à Agência e são comercializados irregularmente em nosso país.
Segundo o diretor da Anvisa, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. “Esses suplementos contém substâncias proibidas  para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”, explica Álvares.

DMAA
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde, por meio da Rede de Autoridades em Inocuidade de Alimentos, alertou que vários países têm identificado efeitos adversos associados ao consumo da substância dimethylamylamine (DMAA), presente em alguns suplementos alimentares. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga de abuso.
Essa substância,  que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte. Alguns países já proibiram a comercialização de produtos que contém DMAA, como Austrália e Nova Zelândia.
“O DMAA tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir  estudos conclusivos sobre a sua dose segura”, afirma Álvares. No Brasil, o comércio de suplementos alimentares com DMAA também é proibido.
Na última terça-feira (3/7), a Anvisa incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no país, fato que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Entre os suplementos alimentares que possuem DMAA estão: Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros.

Importados
A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, esses suplementos não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA.
Cada país controla esses produtos de maneira específica e, em muitos casos, não são realizadas avaliações de segurança, qualidade ou eficácia antes da entrada desses suplementos no mercado.  “Os consumidores devem estar atentos e checar se esses suplementos foram avaliados por autoridades sanitárias do país de origem e se não foram submetidos ao processo de recolhimento”, orienta o diretor da Anvisa.

Brasil
No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos (cápsulas, tabletes ou outros formatos destinados a serem ingeridos em dose) só podem ser comercializados depois de avaliados quanto à segurança de uso, quando se considera eventuais efeitos adversos já relatados. Além disso, precisam ser registrados junto à Anvisa antes de serem comercializados.
De acordo com o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. “Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo”, alerta Álvares.

Dicas para identificar suplementos que não estão regularizados no Brasil
- Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”;
- Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele etc.
- Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento, etc.
- Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;
- Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;
- Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso;
- Uso de panfletos e folderes para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;
- Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.

Recomendações aos consumidores
Se você usa ou tem intenção de usar “suplementos alimentares”, a Anvisa recomenda:

- Solicite auxílio de seu nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa;

- Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”! Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável;

- Consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA na composição devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos;

- Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br

 

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...