Dia 25 de Outubro é o Dia Mundial do Macarrão!!
Uma boa massa, com um bom molho!!! Existe algo mais gostoso??
Sim, pode ficar mais gostoso, acompanhado de um bom vinho!!!!
Macarrão traz lembranças, da bisa, da nona e da mãe. Prato apreciado por todos, fácil de preparar, saboroso e que une a família em volta da mesa!
Neste Domingo, dia 25 é o dia!!
Aproveitem!
Mostrando postagens com marcador DATAS COMEMORATIVAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DATAS COMEMORATIVAS. Mostrar todas as postagens
sábado, 24 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
DIA DAS CRIANÇAS!!
Brinque e ao mesmo tempo, fale sobre os alimentos com as suas crianças!
Sugestão: Enquanto faz a palavra cruzada, fale sobre os alimentos saudáveis e os não saudáveis. Fale sobre as comidinhas saudáveis e gostosas. Estimule o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes, etc. Evite, ao máximo, o consumo de alimentos industrializados.quinta-feira, 8 de outubro de 2015
DIA DAS CRIANÇAS!!
Estimule o consumo de frutas, pelas suas crianças!!!!!
O contato com as frutas não deve ser só experimentando. A criança deve pegar a fruta inteira, cortada, ver a cor, sentir o cheiro, apalpar e sentir a textura. Devemos comer a fruta junto com ela. Se na primeira tentativa não der certo, tente por mais várias vezes.
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
HIDRATAÇÃO PARA O ANO INTEIRO
Hidrate-se adequadamente com água, água de coco, sucos de frutas naturais sem açúcar, frutas como melancia, melão, águas aromatizadas com fatias de limão, laranja, folhas de hortelã.
Bebidas alcoólicas e destiladas em geral não hidratam e pelo contrário, contribuem para desidratar o organismo com mais rapidez, levando a uma desidratação ou até internações em casos mais graves.
Pessoal, tenha consciência com o que você faz com você mesmo. O preço é caro e quem paga é você.
Bom Carnaval!
Espero vê-lo bem, aqui, depois do carnaval!!!!!
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
"DIA DAS CRIANÇAS"
Sugestões divertidas para oferecer as crianças neste dia tão especial.
Saladas, lanches e sobremesas. Todas com uma boa pitada de humor.
As crianças vão adorar!!!!!!!!!
"VAMOS NOS DIVERTIR"
"FELIZ DIA DAS CRIANÇAS"
quinta-feira, 10 de julho de 2014
COMA PIZZA SEM CULPA!
Mesmo que esteja em dieta, não perca a oportunidade de apreciar esse prato com prazer, consciência e moderação. Apenas siga algumas
orientações:
- Coma com moderação: não exagere na quantidade. Dá para ficar satisfeito com 3 ou 4 pedaços;
- Varie o tipo: Intercale uma mais calórica com outra menos calórica;
ALTA CALORIA: Ex: Mussarela de búfala, rúcula com tomate seco, Portuguesa, 4 queijos, Calabresa e Peru com catupiry, com mais de 300 kcal por pedaço de 130 g.
- Coma com moderação: não exagere na quantidade. Dá para ficar satisfeito com 3 ou 4 pedaços;
- Varie o tipo: Intercale uma mais calórica com outra menos calórica;
ALTA CALORIA: Ex: Mussarela de búfala, rúcula com tomate seco, Portuguesa, 4 queijos, Calabresa e Peru com catupiry, com mais de 300 kcal por pedaço de 130 g.
MÉDIA CALORIA: Marguerita, Catupiry, Mussarela, Frango com catupiry e Atum, com valor calórico que varia de 240 a 288 kcal por pedaço de 130 g.
BAIXA CALORIA: Escarola, Alice, Alho, Brócolis, Vegetariana com valor calórico que varia de 120 a 180 kcal por pedaço de 130 g.
- Evite consumir as pizzas doces;
- Evite consumir refrigerante, principalmente os comuns, sucos adoçados com açúcar e bebidas alcoólicas com a pizza. Irão agregar mais calorias a sua refeição. Entretanto 1 taça de um bom vinho não fará mal.
- Cuidado com a sobremesa que irá escolher: Doces irão agregar muito mais calorias à refeição. Prefira frutas in natura.
- Evite os rodízios de pizza: sempre comemos mais do que queremos, devido a grande disponibilidade, competição com os amigos para ver quem come mais, e a gula que fica aguçada.
Essas são orientações básicas que funcionam.
Abaixo segue a História da Pizza e outras curiosidades desse prato tão apreciado por todos nós!!!!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizza
quarta-feira, 11 de junho de 2014
quinta-feira, 10 de abril de 2014
FELIZ PÁSCOA!
TIPOS DE CHOCOLATES
BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.
AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens bem pequenas.
AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.
MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.
DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.
- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.
SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.
“Aprecie com moderação”
Silvania C. Camilo
BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.
AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens bem pequenas.
AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.
MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.
DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.
- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.
SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.
“Aprecie com moderação”
Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo
sexta-feira, 7 de março de 2014
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
FELIZ NATAL E ÓTIMO 2014!!!!!!!
Desejo à todos, um Natal muito feliz e no ano de 2014, muita saúde, proteção, paz e realizações.
Silvania C. Camilo
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
MÊS DE OUTUBRO
Além de ser estabelecido como o Outubro Rosa, enfatizando a prevenção do câncer de mama, Outubro também é conhecido como o mês das bruxas, comemorado no dia 31/10.
Falando no Dia das Bruxas, lembramos das festas de Hallowen e das decorações com o tema, que aliás, são o máximo. Um dos itens que não pode faltar na decoração, são as abóboras. Aqui não iremos falar de decoração, porque não é a nossa especialidade.
Vamos falar da abóbora, que é um ótimo alimento. Vamos conhecê-la melhor.
Falando no Dia das Bruxas, lembramos das festas de Hallowen e das decorações com o tema, que aliás, são o máximo. Um dos itens que não pode faltar na decoração, são as abóboras. Aqui não iremos falar de decoração, porque não é a nossa especialidade.
Vamos falar da abóbora, que é um ótimo alimento. Vamos conhecê-la melhor.
ABÓBORA (Cucurbita moschata)
É um legume anual, rasteiro, da família das cucurbitáceas, cuja origem é contraditória. Há informações de seu cultivo no sul da Ásia, há cerca de dois mil anos, foi também utilizada como alimento na América antes da chegada dos europeus. Seu consumo no Brasil é muito difundido, bem como nos países mediterrâneos. Ao grupo das abóboras pertencem a abóbora rateira, a moranga, a moranga híbrida e a abobrinha, também chamada abobrinha italiana, de forma e tamanho variáveis. As abóboras podem ser alongadas, arredondadas ou achatadas; de casca lisa ou rugosa; com saliências semelhantes a gomos ou não. A abóbora rasteira é uma planta trepadeira, de grandes folhas verdes e flores amarelas, comestíveis, que podem ser branca, verde, amarela, alaranjada ou avermelhada. Para ser utilizada, a abóbora necessita ser submetida à cocção, podendo ser consumida refogada, cozida, em sopas, purês, pães ou doces.
VALOR NUTRICIONAL:
Por ser um legume de cor alaranjada é rica em Vitamina A e também possui outros nutrientes necessários à uma alimentação balanceada. A principal e mais conhecida função da vitamina A é participar do processo visual, embora atue, também, na manutenção da pele e das mucosas, no crescimento, na reprodução e nas funções endócrinas. Sua carência pode ocasionar cegueira noturna entre outras consequências no campo visual, pele áspera ou seca, baixa resistência às infecções, transtornos de crescimento, reprodução e no desenvolvimento dos dentes.
Silvania C. Camilo
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo
domingo, 25 de agosto de 2013
DIA DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA
O Nutricionista é o profissional de saúde habilitado para ajudar você a se alimentar adequadamente, respeitando a sua individualidade, prevenindo doenças e promovendo a saúde e a qualidade de vida, sempre valorizando o prazer que uma refeição deve proporcionar.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
DIA INTERNACIONAL DA PIZZA
Todos nós sabemos que a pizza é uma iguaria muito apreciada
no mundo todo.
Não pretendo aqui, ficar contando a história da pizza, ano
de criação, quem idealizou e quem aperfeiçoou o prato. Se fizermos uma breve
pesquisa na internet, logo obteremos todas essas informações.
E nem, tampouco, ficar mostrando tabelas e citando as calorias
contidas em cada tipo, mesmo por que, isto irá variar muito, dependendo dos
ingredientes utilizados, do tipo da pizza, da grossura da massa e dos acompanhamentos desta.
A minha mensagem consiste em dizer que, comemorem o Dia da
Pizza comendo pizza, mas com moderação. Atenda a vontade e tenha o prazer em
consumir hoje, a sua pizza favorita, sem se esquecer da sua saúde e de suas
restrições alimentares, caso elas existam, principalmente em relação à
quantidade a ser consumida.
"FELIZ DIA DA PIZZA"
Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em
Nutrição Clínica
quinta-feira, 27 de junho de 2013
DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO
Profissional, que em parceria com a Nutricionista, é responsável por
diversas funções muito importantes em diversos Serviços de Alimentação
coletiva.
Sou também, Técnica em Nutrição e Dietética, formada pelo Colégio Carlos de Campos em 1983 e também estou comemorando.
Desejo muito sucesso à todos!
Parabéns à todos profissionais!
quinta-feira, 13 de junho de 2013
FESTAS JUNINAS E JULINAS!!!!!!
ELAS JÁ CHEGARAM!
HOJE DIA 13/06 É O DIA DE SANTO ANTÔNIO, DIA 24/06 DIA DE SÃO JOÃO, E DIA 29/06 DIA DE SÃO PEDRO. E AINDA TEM AS FESTAS JULINAS!!!!!!!!!!!!
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. Todas elas são muito gostosas e não podem faltar em nenhuma festa.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. Todas elas são muito gostosas e não podem faltar em nenhuma festa.
Entretanto, todas essas comidas costumam ser muito calóricas. Por isso devem ser consumidas com muita moderação. Consumindo com moderação, podemos apreciá-las, sem depois ficar com peso na consciência.
Apresento algumas sugestões que irão ajudar a diminuir o valor calórico das preparações feitas em casa, se for o caso de uma festa em família, como arroz doce, canjica, curau, pamonha e pipoca:
PIPOCA: fazer em casa com pouco óleo é menos calórica que as de microondas;
ARROZ DOCE, CANJICA, CURAU, PAMONHA: podem ser feitas em casa com leite desnatado e adoçante. Ficam igualmente gostosas e mais light e diet.
E assim por diante. Todas as receitas caseiras podem ser adaptadas sem prejuízo no sabor. Em relação aos produtos industrializados é necessário moderação e bom senso na hora de consumi-los.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PRECIOSA: se for a alguma festa, faça um pequeno lanche nutritivo (frutas, iogurte, pedaço de queijo ou lanche com queijo, etc.), antes de sair de casa. Assim será mais fácil manter a moderação diante dos pratos típicos.
Boa Festança!!!!!!!!
Fontes:
RECEITAS:
Silvania Sergent
Nutricionista Clínica
quinta-feira, 28 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
DIA MUNDIAL DO MACARRÃO!!
O Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo per capita.
No Brasil, a data é promovida pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias. Devido à importante participação do Brasil no mercado mundial de massas, o país foi escolhido para ser a sede do IV World Pasta Congress, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2010.
Fonte: www.abima.com.br
MACARRÃO:
- Fonte de energia
- Fácil de fazer
- Pode ser utilizado em várias preparações culinárias saudáveis, agregando legumes, queijos magros, etc.
- Formas variadas que nos permite diversificar os pratos
- Prefira os com molho de tomates - são menos calóricos
- Prefira os integrais - fornecem fibras além dos carboidratos
- Consuma com moderação
Bom Apetite!
Assinar:
Postagens (Atom)
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS A...































