Mostrando postagens com marcador SAÚDE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SAÚDE. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

 ANÁLISE SWOT NA SAÚDE 


Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!!

Então vamos lá!!

AMBIENTE INTERNO
FORÇAS 
A paciente tem consciência da necessidade  de emagrecer, devido estar em um quadro de obesidade grau I, com comorbidades como diabetes e hipertensão. Precisa se exercitar, além das demais mudanças. 

FRAQUEZAS
A paciente não tem disciplina para ir para a academia, tem um pouco de resistência. Já pagou e não foi, porém agora, está realmente sem recursos financeiros. 

AMBIENTE EXTERNO
OPORTUNIDADES
Tem uma boa praça perto de casa, com uma pista de caminhada. A paciente têm uma amiga que a convidou para caminhar, depois do serviço, anoitecendo. Nesse horário tem bastante gente caminhando.

AMEAÇAS 
A pista é razoalvelmente iluminada a noite. A paciente só tem esse horário, no fim do dia para caminhar, já anoitecendo.

Temos as informações...

A paciente têm condições de analisar as necessidades, as dificuldades, as oportunidades e as ameaças!!
Colocar tudo na balança, tomar a melhor decisão e traçar um plano de ação!!

MINHA SUGESTÃO 
A paciente precisa se exercitar, está sem grana para ir a uma academia, mesmo porque não gosta muito.
A paciente indo caminhar na pista, não irá sozinha, vai ter bastante gente no local, o que estimula e é grátis!!
Se ela se programar, pelo menos 3 x/semana,  começando com 20 min, depois vai aumentando, já será um início!!

Gostou dessa avaliação? 
Faça a sua!!

Da alimentação dela, eu cuido e posso cuidar da sua também!!
Entre em contato via direct ou messenger!!

@nutricionistasilvaniacamilo

#alimentacaosaudavel #cozinhar #nutriecozinheira #maonamassa #nutricozinheira #exercíciosfísicos #hipertensão #diabetes #swot




quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VARIAÇÕES CLIMÁTICAS

Os termômetros estão loucos! As temperaturas estão brincando com a gente! Um dia, calor forte e sufocante, com umidade quase de deserto e no dia seguinte frio e vento. Ou ambos no mesmo dia. O nosso inverno está realmente incerto. Essa mudança brusca de temperatura traz prejuízos a nossa saúde.

CALOR: secura da mucosas, dos olhos, da garganta e da pele. Grande possibilidade de desidratação, pressão alta ou baixa, inchaço das pernas, entre outros sintomas.

FRIO: processos alérgicos, resfriados, baixa imunidade, tosse, entre outros sintomas.

FAIXAS ETÁRIAS QUE MAIS SOFREM COM ESSA INSTABILIDADE DA TEMPERATURA: idosos, crianças, pacientes com asma, rinite e outras doenças respiratórias ou alérgicas, pacientes com baixa imunidade, entre outros que apresentarão agravo em suas doenças de base.



ORIENTAÇÕES:
CALOR: hidratação constante com água e também água de coco, suco de frutas, chás gelados, dieta balanceada.

FRIO: hidratação constante com água, chás quentes, sucos de frutas, dieta balanceada.

GERAL:
CALOR: evite exercícios físicos entre os período das 10 às 17 horas, mantenha a casa arejada, evite ambientes fechados e aglomerados, evite mudanças bruscas de temperatura, aqueça (frio) ou mantenha úmido (calor), o ambiente onde você permanecer.

Orientações básicas que podem nos ajudar a passar por essas temperaturas diversas, sem ficar doente.

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

terça-feira, 30 de julho de 2013

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE





Prezados,
Nesta postagem, o assunto não é Nutrição.
Aproveito a oportunidade, com a chegada do Papa ao Brasil, para levar ao conhecimento de todos, este estudo científico, feito pelo Hospital Dante Pazzanese. É um pouco longo mas vale ler até o final.
Lembrando que, além de termos a nossa espiritualidade, devemos seguir as orientações do médico, do nutricionista e de todos os profissionais que cuidam da gente.
Qualidade de Vida e Boa Saúde é o resultado de vários hábitos saudáveis.
Boa leitura!

ESPECIALISTAS ESTUDAM OS EFEITOS DA ESPIRITUALIDADE SOBRE A SAÚDE
As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes.
Fato que não chega a ser raro na rotina médica de cardiologistas é se deparar com pacientes que apresentam melhora no seu quadro clínico após promessas, orações e pedidos ao santo de sua devoção para que os ajudem na sua cura.
Na prática, não há respostas científicas para isso. Mas muitos profissionais já começam a se interessar pelo assunto, não só no Brasil, mas no mundo todo. Um deles é o cardiologista Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, que coordena o Grupo de Estudos em Espiritualidade, e participará como debatedor em duas mesas-redondas sobre o tema no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
O objetivo é entender se o modo como às pessoas vivem e encaram as doenças pode interferir na saúde e na recuperação de problemas cardiovasculares.
"As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes", afirma Avezum. "Além disso, sentimentos tidos como positivos são relacionados à melhora de doenças em geral", avalia.
Para o especialista, a espiritualidade é uma postura perante a vida e não uma religião. Desta forma, sentimentos de paz, tolerância, tranquilidade, perdão e resignação caracterizam uma personalidade espiritual, influenciando na saúde do coração. "Tanto que o grupo é integrado por agnósticos, judeus, católicos, muçulmanos, espíritas e até mesmo ateus", conta.

FASE INICIAL
Os estudos ainda estão em fase inicial. Porém, Avezum comenta: "Há de chegar o dia em que poderei dizer ao paciente que, se ele for espiritualizado e souber lidar bem com as suas emoções, evitará as cardiopatias ou pelo menos elas não serão tão graves. Da mesma forma como hoje posso dizer com segurança a um paciente que, se ele fuma, tem maior possibilidade de sofrer um infarto do que um não fumante".
O grupo, atualmente, desenvolve uma pesquisa com 14 mil médicos associados à Sociedade Brasileira de Cardiologia, na qual os profissionais são questionados se têm religião, se frequentam igrejas ou cultos, com que frequência lê trabalhos sobre o tema e se têm o hábito de rezar ou não.
Esse questionário vem de um estudo norte-americano, já que há bastante tempo os Estados Unidos investem nesse tipo de pesquisa. Tanto que 80 faculdades de medicina daquele país incluem formalmente no currículo a cadeira Saúde e Espiritualidade, enquanto por aqui essa matéria só é curricular em três instituições.

NO BRASIL
Segundo a literatura científica mundial, há uma correlação direta sobre espiritualidade e doenças cardiovasculares, uma conclusão que o grupo de estudos brasileiro se propõe a verificar se é válida também para o Brasil.
Outra médica que pesquisa o assunto é a ginecologista Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil, a AME, entidade que acaba de realizar a 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil, em Maceió, Alagoas.
O tema desenvolvido durante o congresso foi à relação entre a saúde do corpo, da mente e do espírito, com palestras em torno de estudos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade nos tratamentos e processos de cura.
Para a médica, o que é importante para o espírito são os sentimentos que promovem o encorajamento e a confiança de que a pessoa irá melhorar. "A atitude do ser humano pode promover uma reação favorável ao seu corpo, com sensação de bem-estar e alegria, tornando o cérebro produtor de estímulos positivos".
E, segundo ela, isso já é comprovado por estudos psicossomáticos. "Além disso, procurar ser feliz, desejar o bem dos outros e não guardar rancores já é uma boa forma de se ter uma vida muito mais saudável", afirma.

VISÃO CRISTÃ
Para o Padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, espiritualidade é viver em comunhão com o Espírito de Deus. É um refinamento, um desenvolvimento que se busca em qualquer religião. É algo antropológico, considerado pela Filosofia como uma virtude humana.
"Em momentos difíceis, de fragilidade, o ser humano busca sua força de origem divina para apoiá-lo. E, de forma geral, ele pode ter uma melhora sensível, em especial nas diversas doenças que afetam o coração."
Mas o Padre Valeriano ressalta: "Não estamos falando de casos extremos, em que há, por exemplo, total comprometimento do coração, e sim de problemas como hipertensão ou outras situações em que a confiança, a paz e a tranquilidade podem resultar de forma positiva. É quando a pessoa se permite receber uma graça divina por meio da fé, de promessas e orações".
De acordo com Costa, a fé pode levar à calma e à estabilidade emocional, normalizando picos de agitação. Desta forma, o coração repercute a espiritualidade e a religiosidade de cada um.
O padre, que celebra missas na Igreja Nossa Senhora do Brasil (aos domingos, às 12h30, em São Paulo), diz, inclusive, que isso é algo bem comum. "Consigo me recordar de vários casos em que promessas e orações auxiliaram no tratamento de fiéis", finaliza.

Fonte: Yara Guerchenzon
Do UOL, em São Paulo 09/06/2013
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/06/09/especialistas-estudam-os-efeitos-da-espiritualidade-sobre-a-saude.htm

Estudo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000700012&script=sci_arttext

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...