Mostrando postagens com marcador DATAS IMPORTANTES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DATAS IMPORTANTES. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 07 DE ABRIL
Cuide do bem mais precioso que você tem.
Hábitos saudáveis de vida como ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR, SONO E LAZER ADEQUADOS E CHECKUP MÉDICO ANUAL, fazem parte da prevenção, que é a melhor alternativa.
Lembre-se disso!!!!
Nutricionista Silvania C. Camilo
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Hábitos saudáveis de vida como ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR, SONO E LAZER ADEQUADOS E CHECKUP MÉDICO ANUAL, fazem parte da prevenção, que é a melhor alternativa.
Lembre-se disso!!!!
Nutricionista Silvania C. Camilo
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo
terça-feira, 12 de novembro de 2013
DIA 14/11 - DIA MUNDIAL DO DIABETES
O Diabetes é considerado um importante problema de saúde pública, pois está associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos.
EDUCAÇÃO, ou seja conhecer a sua doença;
MODIFICAÇÕES NO SEU ESTILO DE VIDA, incluindo exercícios físicos regulares e combatendo o estresse com atividades que lhe dê prazer;
EDUCAÇÃO ALIMENTAR, reorganizando os hábitos alimentares, sob orientação de um profissional Nutricionista;
e se necessário, uso de medicamentos.
PREVENÇÃO: AINDA O MELHOR REMÉDIO
Silvania C. Camilo
Entretanto, o paciente com Diabetes pode ter uma vida normal, contanto que inclua na sua rotina, algumas estratégias fundamentais ao tratamento:
EDUCAÇÃO, ou seja conhecer a sua doença;
MODIFICAÇÕES NO SEU ESTILO DE VIDA, incluindo exercícios físicos regulares e combatendo o estresse com atividades que lhe dê prazer;
EDUCAÇÃO ALIMENTAR, reorganizando os hábitos alimentares, sob orientação de um profissional Nutricionista;
e se necessário, uso de medicamentos.
PREVENÇÃO: AINDA O MELHOR REMÉDIO
Silvania C. Camilo
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
terça-feira, 15 de outubro de 2013
16/10 - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
TEMA DAS DISCUSSÕES NA FAO
"SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO"
O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação – anunciado no início de cada ano pela Organização... das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes.
Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.
Mais informações: www.fao.org
Silvania C. Camilo
"SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO"
O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação – anunciado no início de cada ano pela Organização... das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes.
Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.
Mais informações: www.fao.org
Silvania C. Camilo
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
15/10 - DIA MUNDIAL DE LAVAR AS MÃOS
Hábito simples, que devemos adquirir.
Lavar sempre as mãos, ao preparar alimentos, quando for se alimentar, principalmente fora de casa, ao sair do banheiro, sempre que chegar em casa e em muitas outras atividades diárias. Nos hospitais a lavagem das mãos é fundamental, segundo estudos que já comprovaram que a incidência de contaminação e infecção hospitalar diminuíram. A lavagem adequada das mãos evita a contaminação e transferência das bactérias de um lugar para outro e de um alimento para outro.
Incentive e oriente as crianças a adquirirem esse hábito simples que pode evitar doenças.
Silvania C. Camilo
Lavar sempre as mãos, ao preparar alimentos, quando for se alimentar, principalmente fora de casa, ao sair do banheiro, sempre que chegar em casa e em muitas outras atividades diárias. Nos hospitais a lavagem das mãos é fundamental, segundo estudos que já comprovaram que a incidência de contaminação e infecção hospitalar diminuíram. A lavagem adequada das mãos evita a contaminação e transferência das bactérias de um lugar para outro e de um alimento para outro.
Incentive e oriente as crianças a adquirirem esse hábito simples que pode evitar doenças.
Silvania C. Camilo
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade - 11 de outubro
Dia 11 de outubro, teremos o Dia Nacional de
Prevenção da Obesidade, data criada há cinco anos pelo Ministério da Saúde para incentivar a debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos
e prática de atividade física.
A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade
como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de
adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.
Vários estudos têm
demonstrado que a obesidade está fortemente associada a um risco maior de desfechos, sejam cardiovasculares, câncer ou mortalidade. A obesidade é causa de incapacidade funcional, de redução da qualidade de vida, redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade. Condições crônicas, como doença renal, osteoartrose, câncer, diabetes tipo 2, apneia do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), hipertensão arterial e, mais importante, doenças cardiovasculares estão diretamente
relacionadas com incapacidade funcional e com a obesidade. Além disso,
muitas dessas comorbidades também estão diretamente associadas a doenças cardiovasculares.
Muitos estudos epidemiológicos têm confirmado que a perda de peso leva à
melhora dessas doenças, reduzindo os fatores de risco e a mortalidade.
Este 11 de outubro
é também um dia para cobrar do governo ações mais efetivas na prevenção e controle da doença. Há cinco meses, o Ministério da Saúde divulgou
a portaria 424, que redefine as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. O fato é que, na
prática, nada foi feito. Colocar a portaria em prática depende de um trabalho integrado entre o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de saúde, para traçar planos regionais de ação. Enquanto isso não ocorre, assistimos ao crescimento vertiginoso do sobrepeso e da obesidade no país,
como apontam dados divulgados pelo próprio Ministério da Saúde, em agosto deste ano, pela pesquisa Vigitel: 51% da população brasileira está com excesso de peso; e 17%, obesa.
prática, nada foi feito. Colocar a portaria em prática depende de um trabalho integrado entre o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de saúde, para traçar planos regionais de ação. Enquanto isso não ocorre, assistimos ao crescimento vertiginoso do sobrepeso e da obesidade no país,
como apontam dados divulgados pelo próprio Ministério da Saúde, em agosto deste ano, pela pesquisa Vigitel: 51% da população brasileira está com excesso de peso; e 17%, obesa.
“Vale lembrar que a
pesquisa é feita por telefone e as pessoas costumam subestimar seu peso, o que significa que este número deve ser muito mais alto do que o levantamento aponta”, salienta a diretora da Abeso, Maria Edna de Melo.
Recentemente a
Associação Médica Americana reconheceu a obesidade como doença, uma forma de fortalecer
ações voltadas para o problema, proporcionando a ampliação da cobertura no
atendimento de planos de saúde especificamente para a obesidade,
independente de outras doenças associadas. O foco e atenção especial da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) estão voltados à obesidade infantil. O sobrepeso e obesidade na faixa dos cinco aos nove anos de idade é preocupante, atingindo 15% dessa população. Nos EUA, por exemplo, embora as taxas de obesidade em geral tenham se estabilizado entre crianças, novo relatório aponta que cresce assustadoramente o número de crianças severamente
obesas. A obesidade severa já atinge 5% de crianças e jovens naquele país e é a subcategoria de obesidade que mais cresce na juventude. No Brasil, pela primeira vez, o excesso de peso atinge mais da metade da população brasileira. “O México já ultrapassou os Estados Unidos em número de pessoas acima do peso e obesas. Não queremos ser o próximo país a chegar ao topo do ranking”, salienta o presidente da Abeso, Mario Carra.
independente de outras doenças associadas. O foco e atenção especial da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) estão voltados à obesidade infantil. O sobrepeso e obesidade na faixa dos cinco aos nove anos de idade é preocupante, atingindo 15% dessa população. Nos EUA, por exemplo, embora as taxas de obesidade em geral tenham se estabilizado entre crianças, novo relatório aponta que cresce assustadoramente o número de crianças severamente
obesas. A obesidade severa já atinge 5% de crianças e jovens naquele país e é a subcategoria de obesidade que mais cresce na juventude. No Brasil, pela primeira vez, o excesso de peso atinge mais da metade da população brasileira. “O México já ultrapassou os Estados Unidos em número de pessoas acima do peso e obesas. Não queremos ser o próximo país a chegar ao topo do ranking”, salienta o presidente da Abeso, Mario Carra.
“Precisamos de
investimento por parte do governo, tanto na prevenção quanto na educação da
população, particularmente nas escolas, uma vez que atuar com as crianças traz muito mais impacto, considerando a criança um ser multiplicador”, destaca a diretora da Abeso, Cintia Cercato. A especialista aponta algumas saídas a serem consideradas: reduzir impostos de alimentos como
frutas e verduras e alimentos com baixo teor de gordura, facilitando o acesso; investimentos em espaços para prática de esporte, investimento em segurança, permitindo que as crianças voltem a brincar fora de casa.
frutas e verduras e alimentos com baixo teor de gordura, facilitando o acesso; investimentos em espaços para prática de esporte, investimento em segurança, permitindo que as crianças voltem a brincar fora de casa.
“Educação está
diretamente associada a melhores hábitos alimentares”, destaca Maria Edna. O
próprio Vigitel confirma isso. Frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% dos brasileiros que concluíram, no mínimo, 12 anos de estudo. O percentual reduz para 29% entre as
pessoas que estudaram até, no máximo, oito anos.
Levando em consideração
a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 400 gramas diárias de
frutas e hortaliças, as proporções vão para 31% para quem tem 12 anos e mais de
escolaridade e 18% para quem não conclui o ensino fundamental ou tem menos de
oito anos de
escolaridade.
A gordura saturada também é mais comum na mesa das pessoas com menos estudo: 32% comem carne com excesso de gordura e 53% bebe leite integral regularmente. Já entre a população com maior escolaridade, os percentuais registrados estão abaixo da
média nacional, com 27% e 47%, respectivamente.
A pesquisa revela também que 45% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física (no horário livre de lazer). O percentual diminui para menos de um quarto da população (21%) para quem estudou até oito anos. Os homens (41%) são mais ativos que as mulheres (26%). A frequência de exercícios físicos no horário de lazer entre mulheres com mais de 12 anos de
estudo (37%) é o único indicador da população feminina que figura acima da média nacional (33%).
escolaridade.
A gordura saturada também é mais comum na mesa das pessoas com menos estudo: 32% comem carne com excesso de gordura e 53% bebe leite integral regularmente. Já entre a população com maior escolaridade, os percentuais registrados estão abaixo da
média nacional, com 27% e 47%, respectivamente.
A pesquisa revela também que 45% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física (no horário livre de lazer). O percentual diminui para menos de um quarto da população (21%) para quem estudou até oito anos. Os homens (41%) são mais ativos que as mulheres (26%). A frequência de exercícios físicos no horário de lazer entre mulheres com mais de 12 anos de
estudo (37%) é o único indicador da população feminina que figura acima da média nacional (33%).
Outro ponto a
destacar é o acesso a um tratamento completo, multidisciplinar
(endocrinologistas, nutricionistas, professores de educação física...) e que, em alguns casos, exige, sim, o tratamento farmacológico. “Por que se aceita tomar um remédio para tratar o diabetes ou qualquer outra doença crônica e não se aceita bem a via medicamentosa para o tratamento da obesidade, que também é uma doença
crônica?”, questionam os especialistas.
Silvania Sergent
Nutricionista Clínica
quinta-feira, 27 de junho de 2013
DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO
Profissional, que em parceria com a Nutricionista, é responsável por
diversas funções muito importantes em diversos Serviços de Alimentação
coletiva.
Sou também, Técnica em Nutrição e Dietética, formada pelo Colégio Carlos de Campos em 1983 e também estou comemorando.
Desejo muito sucesso à todos!
Parabéns à todos profissionais!
segunda-feira, 10 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
31/05 - DIA MUNDIAL SEM TABACO
NO DIA MUNDIAL SEM TABACO, O ALERTA É QUE 40% DAS VÍTIMAS DO FUMO PASSIVO TEM ATÉ 5 ANOS DE IDADE
|
A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – vai deflagrar uma campanha nacional, na próxima sexta, dia 31, para orientar crianças e adolescentes sobre os efeitos do cigarro no organismo. A ação ainda irá informar pais e educadores das consequências para a saúde do fumo passivo. “Sete brasileiros morrem a cada dia vítimas do fumo passivo”, conta o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC, Márcio Gonçalves de Sousa. Uma cartilha foi elaborada e será distribuída em locais públicos, em UBSs – Unidades Básicas de Saúde e escolas com explicações de que as crianças são as maiores prejudicadas. Quanto maior o número de fumantes dentro de casa, ou no convívio social, maior é o risco dos jovens desenvolverem problemas respiratórios (pneumonia, asma, bronquite, entre outros), doenças do sistema imunológico (infecções em geral, resfriados, otite média), déficit de atenção e perda na audição. Márcio Gonçalves de Sousa lembra que o tabagismo passivo pode também afetar o desempenho escolar e o comportamento das crianças. Pesquisa da SBC feita com cerca de três mil alunos de escolas públicas constatou que, dos 10% de jovens fumantes, a influência e o exemplo dentro de casa foram determinantes para o início da dependência. Neste grupo, 52% dos pais fumavam, 44% das mães e 36% dos irmãos. Entre os outros 90% não fumantes, os índices caíram bastante: 18% dos pais fumavam, 14% das mães e apenas 5% dos irmãos. “Os adultos são modelos de comportamento para os menores”, lembra o cardiologista. O trabalho foi feito com estudantes entre 10 e 19 anos. Segundo a OMS, metade das crianças no mundo, cerca de 700 milhões, está exposta a fumaça do cigarro dentro de sua própria casa. Segundo o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Carlos Alberto Machado, o fumante passivo corre mais riscos. “A fumaça do cigarro contém concentrações maiores de nicotina e de outras substâncias cancerígenas quando comparadas à tragada pelo fumante”. A cartilha da SBC traz orientações e esclarece que os componentes do cigarro são microscópicos. “Não adianta fumar na sacada, no quintal ou na varanda. Eles ficam na pele, no cabelo, na roupa e são facilmente transportados promovendo os efeitos passivos deletérios”. A cartilha, que ainda poderá ser baixada no portal da entidade www.cardiol.br (link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/img/cartilha_hipertensao2013.pdf) tem uma lista dos sintomas, em curto prazo, provocada pelo fumo passivo: tosse, irritação nos olhos e nariz, dor de cabeça, alergias, doenças cardíacas, dores no peito, aumento da pressão arterial e transtornos de memória e do sono. Em longo prazo, a passividade ao tabaco deflagra os seguintes problemas: o pulmão diminui a capacidade de funcionamento, aumenta o risco de aterosclerose, infarto, infecções respiratórias e risco de câncer de pulmão, a ansiedade e a hiperatividade crescem. |
Fonte : BrandPress
Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atualidades&link=ver.asp?id=2198
|
sexta-feira, 26 de abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
segunda-feira, 11 de março de 2013
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
NESTA SEMANA!
DIA 16/10 - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: Cuide da sua.
DIA 18/10 - DIA DO MÉDICO: Parabéns à todos os médicos que ao cuidar do seu paciente, utilizam além dos seus conhecimentos, o tratamento humanizado.
PARABÉNS ESPECIAL! "MÉDICOS SEM FRONTEIRAS"
Visite o site: www.msf.org.br
DIA 18/10 - DIA DO MÉDICO: Parabéns à todos os médicos que ao cuidar do seu paciente, utilizam além dos seus conhecimentos, o tratamento humanizado.
PARABÉNS ESPECIAL! "MÉDICOS SEM FRONTEIRAS"
Visite o site: www.msf.org.br
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
BENEFÍCIOS À SAÚDE AO PARAR DE FUMAR
DIA 29/08 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Como seu corpo reage quando você para de fumar
20 minutos depois do seu último cigarro: Seu batimento cardíaco fica menos acelerado.
20 minutos depois do seu último cigarro: Seu batimento cardíaco fica menos acelerado.
2 horas depois: não tem mais nicotina no seu sangue
8 horas depois: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
12 horas depois: Níveis de monóxido de carbono voltam ao normal no seu sangue.
De 2 semanas a 3 meses depois do seu último cigarro: Seu risco de morrer de ataque cardíaco começa a diminuir. Suas funções pulmonares começam a melhorar.
De 1 a 9 meses depois do seu último cigarro: Tosse e falta de ar diminuem.
1 ano depois do seu último cigarro: Seu risco de contrair doenças coronarianas já é metade do que era quando você fumava.
5 anos depois de parar: Seu risco de derrame é reduzido para o de um não fumante de 5 a 15 anos antes de parar de fumar.
10 anos depois de parar: A chance de morrer por câncer de pulmão é metade do que a de um fumante Os riscos de morrer de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, fígado e pâncreas diminuem.
15 anos depois de parar: Seu risco de contrair doenças coronarianas é o mesmo do de alguém que nunca fumou na vida.
|
FONTE: CONSENSO DO INCA/2001
Assinar:
Postagens (Atom)
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS A...
-
Dia 11 de outubro, teremos o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, data criada há cinco anos pelo Ministério da Saúde para incentivar a d...
-
VOCÊ GOSTA DE OVO? Parabéns! Você consome um ótimo alimento! Saiba mais! O ovo pode ser estudado segundo seus principais componente...

















