terça-feira, 30 de julho de 2013

OVOS

 Conheça os benefícios do consumo de ovos para a saúde. Prefira-os cozidos ou pochê.


Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica


 

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE





Prezados,
Nesta postagem, o assunto não é Nutrição.
Aproveito a oportunidade, com a chegada do Papa ao Brasil, para levar ao conhecimento de todos, este estudo científico, feito pelo Hospital Dante Pazzanese. É um pouco longo mas vale ler até o final.
Lembrando que, além de termos a nossa espiritualidade, devemos seguir as orientações do médico, do nutricionista e de todos os profissionais que cuidam da gente.
Qualidade de Vida e Boa Saúde é o resultado de vários hábitos saudáveis.
Boa leitura!

ESPECIALISTAS ESTUDAM OS EFEITOS DA ESPIRITUALIDADE SOBRE A SAÚDE
As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes.
Fato que não chega a ser raro na rotina médica de cardiologistas é se deparar com pacientes que apresentam melhora no seu quadro clínico após promessas, orações e pedidos ao santo de sua devoção para que os ajudem na sua cura.
Na prática, não há respostas científicas para isso. Mas muitos profissionais já começam a se interessar pelo assunto, não só no Brasil, mas no mundo todo. Um deles é o cardiologista Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, que coordena o Grupo de Estudos em Espiritualidade, e participará como debatedor em duas mesas-redondas sobre o tema no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
O objetivo é entender se o modo como às pessoas vivem e encaram as doenças pode interferir na saúde e na recuperação de problemas cardiovasculares.
"As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes", afirma Avezum. "Além disso, sentimentos tidos como positivos são relacionados à melhora de doenças em geral", avalia.
Para o especialista, a espiritualidade é uma postura perante a vida e não uma religião. Desta forma, sentimentos de paz, tolerância, tranquilidade, perdão e resignação caracterizam uma personalidade espiritual, influenciando na saúde do coração. "Tanto que o grupo é integrado por agnósticos, judeus, católicos, muçulmanos, espíritas e até mesmo ateus", conta.

FASE INICIAL
Os estudos ainda estão em fase inicial. Porém, Avezum comenta: "Há de chegar o dia em que poderei dizer ao paciente que, se ele for espiritualizado e souber lidar bem com as suas emoções, evitará as cardiopatias ou pelo menos elas não serão tão graves. Da mesma forma como hoje posso dizer com segurança a um paciente que, se ele fuma, tem maior possibilidade de sofrer um infarto do que um não fumante".
O grupo, atualmente, desenvolve uma pesquisa com 14 mil médicos associados à Sociedade Brasileira de Cardiologia, na qual os profissionais são questionados se têm religião, se frequentam igrejas ou cultos, com que frequência lê trabalhos sobre o tema e se têm o hábito de rezar ou não.
Esse questionário vem de um estudo norte-americano, já que há bastante tempo os Estados Unidos investem nesse tipo de pesquisa. Tanto que 80 faculdades de medicina daquele país incluem formalmente no currículo a cadeira Saúde e Espiritualidade, enquanto por aqui essa matéria só é curricular em três instituições.

NO BRASIL
Segundo a literatura científica mundial, há uma correlação direta sobre espiritualidade e doenças cardiovasculares, uma conclusão que o grupo de estudos brasileiro se propõe a verificar se é válida também para o Brasil.
Outra médica que pesquisa o assunto é a ginecologista Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil, a AME, entidade que acaba de realizar a 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil, em Maceió, Alagoas.
O tema desenvolvido durante o congresso foi à relação entre a saúde do corpo, da mente e do espírito, com palestras em torno de estudos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade nos tratamentos e processos de cura.
Para a médica, o que é importante para o espírito são os sentimentos que promovem o encorajamento e a confiança de que a pessoa irá melhorar. "A atitude do ser humano pode promover uma reação favorável ao seu corpo, com sensação de bem-estar e alegria, tornando o cérebro produtor de estímulos positivos".
E, segundo ela, isso já é comprovado por estudos psicossomáticos. "Além disso, procurar ser feliz, desejar o bem dos outros e não guardar rancores já é uma boa forma de se ter uma vida muito mais saudável", afirma.

VISÃO CRISTÃ
Para o Padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, espiritualidade é viver em comunhão com o Espírito de Deus. É um refinamento, um desenvolvimento que se busca em qualquer religião. É algo antropológico, considerado pela Filosofia como uma virtude humana.
"Em momentos difíceis, de fragilidade, o ser humano busca sua força de origem divina para apoiá-lo. E, de forma geral, ele pode ter uma melhora sensível, em especial nas diversas doenças que afetam o coração."
Mas o Padre Valeriano ressalta: "Não estamos falando de casos extremos, em que há, por exemplo, total comprometimento do coração, e sim de problemas como hipertensão ou outras situações em que a confiança, a paz e a tranquilidade podem resultar de forma positiva. É quando a pessoa se permite receber uma graça divina por meio da fé, de promessas e orações".
De acordo com Costa, a fé pode levar à calma e à estabilidade emocional, normalizando picos de agitação. Desta forma, o coração repercute a espiritualidade e a religiosidade de cada um.
O padre, que celebra missas na Igreja Nossa Senhora do Brasil (aos domingos, às 12h30, em São Paulo), diz, inclusive, que isso é algo bem comum. "Consigo me recordar de vários casos em que promessas e orações auxiliaram no tratamento de fiéis", finaliza.

Fonte: Yara Guerchenzon
Do UOL, em São Paulo 09/06/2013
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/06/09/especialistas-estudam-os-efeitos-da-espiritualidade-sobre-a-saude.htm

Estudo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000700012&script=sci_arttext

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent

quarta-feira, 17 de julho de 2013

VITAMINA D




IMPORTÂNCIA: é indispensável para a absorção do cálcio e do fósforo e para a perfeita calcificação dos ossos e dos dentes, entre outras funções muito importantes.
CARÊNCIA: ocasiona Raquitismo (infância), Osteomalácia (adultos), Osteoporose (idosos),  maior incidência de cáries dentárias, maior probabilidade de fraturas , entre outros problemas.
NECESSIDADES DIÁRIAS:  variam segundo idade, estado fisiológico ou patológico, tipo de alimentação, local onde vive, entre outros fatores.
Formas de obtenção da Vitamina D: alimentação e exposição solar. Suplementação se necessário, o que depende de uma avaliação individual.
ALIMENTAÇÃO: poucos são os alimentos fontes desta vitamina. Entretanto, o consumo de peixes (arenque, cavala, atum, sardinha), gema de ovo, suprem em parte as necessidades diárias. Devemos observar alimentos fortificados/enriquecidos. Ver rotulagem da embalagem.
EXPOSIÇÃO SOLAR: a exposição solar diária, em sol da manhã (até 10 h), nos braços e pernas sem protetor solar, durante 20 a 30 minutos, fará com que haja a conversão da pró-vitamina D em vitamina D, pelos raios solares, que será utilizada pelo organismo.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FINAL DE SEMANA!


Rumo ao final de semana!




Esta semana foi curtinha! Já estamos novamente na sexta-feira! Muito bom!

Sábado e Domingo são dias deliciosos e esperados por todos. Vários dos hábitos da semana ficam para trás. No sábado acordamos mais tarde devido a preguiça ou mais cedo para ir viajar e assim vai. Enfim, a rotina é outra.

Tudo pode mudar, mas o que não pode mudar, são os bons hábitos alimentares.

É inevitável comermos algo diferente nesses dias, mas não podemos deixar de consumir alimentos saudáveis.

Mesmo no final de semana, devemos tomar água, comer frutas, tomar leite, comer verduras e legumes. Não fique muito tempo sem se alimentar e fracione as refeições.

 

Igualmente saudável é tomar sol, com moderação, e combater o estresse dando uma boa caminhada ou ir andar de bicicleta.

Hábitos saudáveis recarregam a nossa bateria!

“ÓTIMO FINAL DE SEMANA!”

 

Dra Silvania Sergent
Nutricionista Clínica

 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIA INTERNACIONAL DA PIZZA



Todos nós sabemos que a pizza é uma iguaria muito apreciada no mundo todo.

Não pretendo aqui, ficar contando a história da pizza, ano de criação, quem idealizou e quem aperfeiçoou o prato. Se fizermos uma breve pesquisa na internet, logo obteremos todas essas informações.

E nem, tampouco, ficar mostrando tabelas e citando as calorias contidas em cada tipo, mesmo por que, isto irá variar muito, dependendo dos ingredientes utilizados, do tipo da pizza, da grossura da massa e dos acompanhamentos desta.

A minha mensagem consiste em dizer que, comemorem o Dia da Pizza comendo pizza, mas com moderação. Atenda a vontade e tenha o prazer em consumir hoje, a sua pizza favorita, sem se esquecer da sua saúde e de suas restrições alimentares, caso elas existam, principalmente em relação à quantidade a ser consumida. 


     "FELIZ DIA DA PIZZA"

  
Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

sexta-feira, 5 de julho de 2013

FRUTAS

FRUTA ASSADA OU GRELHADA: 


Ingredientes: banana, abacaxi ou maçã.
Modo de fazer: Se for a banana, descascar e colocar em uma forma. Se for a maçã (conservar a casca), apenas cortar uma tampa da fruta e colocar na forma. Salpicar adoçante em pó (forno e fogão) e can
ela em pó e colocar para assar no forno até murchar e dourar. Caso seja o abacaxi, descascar, cortar em fatias e grelhar na frigideira com uma colher de café de manteiga. Sugestão: na hora de servir, decore o prato com canela em pó e em pau.
  "BOM APETITE"

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

segunda-feira, 1 de julho de 2013

AVEIA

Grãos da espécie Avena, sendo as três mais conhecidas a Avena sativa, a steritis e a strigosa. Sua cultura é típica das regiões temperadas e acredita-se que seja originária da Escócia. Rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas, a aveia pode ser ingerida sob forma de flocos, flocos finos, farinha; como ingrediente no preparo de biscoitos (cookies) ou de mingau (cozida com leite); misturada a frutas picadas ou amassadas com mel. Sob qualquer uma de suas formas, a aveia também pode ser ingrediente de sopas e caldos, tortas salgadas e doces, bolos, pães e biscoitos.
Portanto, não deixe de consumir esse precioso alimento, que além de gostoso, contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a baixar o colesterol LDL (ruim) e ajuda na perda de peso.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO

Profissional, que em parceria com a Nutricionista, é responsável por diversas funções muito importantes em diversos Serviços de Alimentação coletiva.
Sou também, Técnica em Nutrição e Dietética, formada pelo Colégio Carlos de Campos em 1983 e também estou comemorando.
Desejo muito sucesso à todos!
Parabéns à todos profissionais!

sábado, 15 de junho de 2013

ANVISA


ÁREA DE ALIMENTOS

Na área de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscos e estabelecimento de normas e padrões. O objetivo é garantir as ações de vigilância sanitária de alimentos, bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, limites de contaminantes e resíduos de medicamentos veterinários. Essa atuação é compartilhada com outros ministérios, como o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com os estados e municípios, que integram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
 
 

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo (caquexia - devido à inadequada redução da alimentação), à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de comida), ou outros problemas físicos. Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física.





   Estima-se que, ao longo da vida, entre 0,5 e 4% das mulheres terá Anorexia Nervosa, de 1 a 4,2% Bulimia Nervosa e 2,5% transtorno do Comer Compulsivo. Quadros mais leves, que não preenchem todos os critérios para a doença, mas que marcam uma profunda insatisfação com o corpo, busca incessante de dietas e cirurgias plásticas, eventuais usos de recursos extremos para emagrecer (vomitar, usar laxante, diuréticos, moderadores de apetite e exercício físico compulsivo) podem abranger 15% das mulheres.
   Cumpre salientar que Anorexia Nervosa é uma doença grave, com risco de mortalidade em torno de 5 a 15% dos casos.
   De modo geral, os transtornos alimentares são produtos de uma complexa inter-relação entre aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais. Portanto, sendo problemas multifatorais em suas gêneses, ultrapassam a capacidade terapêutica de qualquer um, isoladamente. Daí a importância de uma interação multidisciplinar.


Leia mais no site do AMBULIM.

 
Silvania Sergent
Nutricionista Clínica

quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTAS JUNINAS E JULINAS!!!!!!




ELAS JÁ CHEGARAM!

HOJE DIA 13/06 É O DIA DE SANTO ANTÔNIO, DIA 24/06 DIA DE SÃO JOÃO, E DIA 29/06 DIA DE SÃO PEDRO. E AINDA TEM AS FESTAS JULINAS!!!!!!!!!!!!
Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Todas elas são muito gostosas e não podem faltar em nenhuma festa.


Entretanto, todas essas comidas costumam ser muito calóricas. Por isso devem ser consumidas com muita moderação. Consumindo com moderação, podemos apreciá-las, sem depois ficar com peso na consciência.



Apresento algumas sugestões que irão ajudar a diminuir o valor calórico das preparações feitas em casa, se for o caso de uma festa em família, como arroz doce, canjica, curau, pamonha e pipoca:
PIPOCA: fazer em casa com pouco óleo é menos calórica que as de microondas;
ARROZ DOCE, CANJICA, CURAU, PAMONHA: podem ser feitas em casa com leite desnatado e adoçante. Ficam igualmente gostosas e mais light e diet.
E assim por diante. Todas as receitas caseiras podem ser adaptadas sem prejuízo no sabor. Em relação aos produtos industrializados é necessário moderação e bom senso na hora de consumi-los.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PRECIOSA: se for a alguma festa, faça um pequeno lanche nutritivo (frutas, iogurte, pedaço de queijo ou lanche com queijo, etc.), antes de sair de casa. Assim será mais fácil manter a moderação diante dos pratos típicos.

Boa Festança!!!!!!!!

Fontes:
RECEITAS:

Silvania Sergent
Nutricionista Clínica



ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...