segunda-feira, 2 de setembro de 2013

OBESIDADE NO BRASIL


Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, segundo pesquisa

Dados são do mais recente levantamento Vigitel, do Ministério da Saúde.
Levantamento revelou que 51% dos brasileiros têm sobrepeso.



No Brasil, 51% da população tem excesso de peso. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esta é a primeria vez que o índice de sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira.

O dado é da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que foi divulgada nesta terça-feira (27).


O levantamento corresponde a dados coletados em 2012 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.

O índice de obesidade também cresceu em relação aos anos anteriores. A pesquisa aponta que 17,4% dos brasileiros são obesos, índice que era de 15,8% no ano passado e de 11,4% em 2006. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.

"A tendência de crescimento da obesidade mostra que precisamos agir ou chegaremos a patamares como do Chile e EUA", diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Homens x mulheres

Entre os homens, a prevalência de excesso de peso é maior do que nas mulheres: 54,5% deles estão nessa situação.

Entre as mulheres, o índice é de 48,1%.

Quanto à obesidade, as mulheres têm índice pior: 18,2% delas são obesas, enquanto 16,5% dos homens apresentam o problema.

A escolaridade tem impacto diferente sobre o peso de homens e mulheres: no caso dos homens, o excesso de peso é maior entre os que têm mais escolaridade. Já entre as mulheres, ocorre o contrário: o sobrepeso é maior entre as que têm menos anos de estudo.

Apesar do aumento progressivo da obesidade nos últimos anos, o Brasil ainda tem uma proporção de obesos menor do que Estados Unidos (27,7%), Chile (25,1%), Argentina (20,5%) e Uruguai (19,9%).


Capitais
A capital campeã em excesso de peso foi Campo Grande, com 56% da população nessa situação. São Paulo e Rio de Janeiro têm 52% de pessoas com sobrepeso. As capitais com menos índice de sobrepeso são Palmas e São Luís, que têm 45% da população com o problema.


Alimentação e exercícios
“Temos o desafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.

A pesquisa aponta que o consumo de alimentos saudáveis tende a aumentar quanto maior a escolaridade da população. Frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo.

O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Barbosa lembra que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado.

Se os homens têm maior proporção de excesso de peso, eles estão melhor do que as mulheres quanto à prática de atividades físicas: 41,5% deles declaram praticarem atividades físicas no tempo livre. Entre elas, só 26,5% fazem exercícios no tempo livre.


Fonte: Ministério da Saúde/2013





Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

domingo, 25 de agosto de 2013

DIA DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA

O Nutricionista é o profissional de saúde habilitado para ajudar você a se alimentar adequadamente, respeitando a sua individualidade, prevenindo doenças e promovendo a saúde e a qualidade de vida, sempre valorizando o prazer que uma refeição deve proporcionar.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SUCOS NATURAIS DE FRUTAS E HORTALIÇAS!



Fonte natural de vitaminas e minerais. São refrescantes, nutritivos e ricos em antioxidantes. Fáceis de fazer, podem combinar frutas e verduras, frutas e legumes ou ainda tudo ao mesmo tempo. São insubstituíveis e saborosos. Dê preferência ao consumo dos sucos sem adição de açúcar.

As combinações dependem da sua criatividade. Mas aqui vão algumas sugestões:
- Laranja, cenoura e beterraba
- Laranja, limão e couve
- Laranja, mexerica e limão
- Abacaxi e hortelã
- Laranja com agrião

Crie novas combinações!

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

terça-feira, 30 de julho de 2013

OVOS

 Conheça os benefícios do consumo de ovos para a saúde. Prefira-os cozidos ou pochê.


Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica


 

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE





Prezados,
Nesta postagem, o assunto não é Nutrição.
Aproveito a oportunidade, com a chegada do Papa ao Brasil, para levar ao conhecimento de todos, este estudo científico, feito pelo Hospital Dante Pazzanese. É um pouco longo mas vale ler até o final.
Lembrando que, além de termos a nossa espiritualidade, devemos seguir as orientações do médico, do nutricionista e de todos os profissionais que cuidam da gente.
Qualidade de Vida e Boa Saúde é o resultado de vários hábitos saudáveis.
Boa leitura!

ESPECIALISTAS ESTUDAM OS EFEITOS DA ESPIRITUALIDADE SOBRE A SAÚDE
As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes.
Fato que não chega a ser raro na rotina médica de cardiologistas é se deparar com pacientes que apresentam melhora no seu quadro clínico após promessas, orações e pedidos ao santo de sua devoção para que os ajudem na sua cura.
Na prática, não há respostas científicas para isso. Mas muitos profissionais já começam a se interessar pelo assunto, não só no Brasil, mas no mundo todo. Um deles é o cardiologista Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, que coordena o Grupo de Estudos em Espiritualidade, e participará como debatedor em duas mesas-redondas sobre o tema no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
O objetivo é entender se o modo como às pessoas vivem e encaram as doenças pode interferir na saúde e na recuperação de problemas cardiovasculares.
"As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes", afirma Avezum. "Além disso, sentimentos tidos como positivos são relacionados à melhora de doenças em geral", avalia.
Para o especialista, a espiritualidade é uma postura perante a vida e não uma religião. Desta forma, sentimentos de paz, tolerância, tranquilidade, perdão e resignação caracterizam uma personalidade espiritual, influenciando na saúde do coração. "Tanto que o grupo é integrado por agnósticos, judeus, católicos, muçulmanos, espíritas e até mesmo ateus", conta.

FASE INICIAL
Os estudos ainda estão em fase inicial. Porém, Avezum comenta: "Há de chegar o dia em que poderei dizer ao paciente que, se ele for espiritualizado e souber lidar bem com as suas emoções, evitará as cardiopatias ou pelo menos elas não serão tão graves. Da mesma forma como hoje posso dizer com segurança a um paciente que, se ele fuma, tem maior possibilidade de sofrer um infarto do que um não fumante".
O grupo, atualmente, desenvolve uma pesquisa com 14 mil médicos associados à Sociedade Brasileira de Cardiologia, na qual os profissionais são questionados se têm religião, se frequentam igrejas ou cultos, com que frequência lê trabalhos sobre o tema e se têm o hábito de rezar ou não.
Esse questionário vem de um estudo norte-americano, já que há bastante tempo os Estados Unidos investem nesse tipo de pesquisa. Tanto que 80 faculdades de medicina daquele país incluem formalmente no currículo a cadeira Saúde e Espiritualidade, enquanto por aqui essa matéria só é curricular em três instituições.

NO BRASIL
Segundo a literatura científica mundial, há uma correlação direta sobre espiritualidade e doenças cardiovasculares, uma conclusão que o grupo de estudos brasileiro se propõe a verificar se é válida também para o Brasil.
Outra médica que pesquisa o assunto é a ginecologista Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil, a AME, entidade que acaba de realizar a 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil, em Maceió, Alagoas.
O tema desenvolvido durante o congresso foi à relação entre a saúde do corpo, da mente e do espírito, com palestras em torno de estudos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade nos tratamentos e processos de cura.
Para a médica, o que é importante para o espírito são os sentimentos que promovem o encorajamento e a confiança de que a pessoa irá melhorar. "A atitude do ser humano pode promover uma reação favorável ao seu corpo, com sensação de bem-estar e alegria, tornando o cérebro produtor de estímulos positivos".
E, segundo ela, isso já é comprovado por estudos psicossomáticos. "Além disso, procurar ser feliz, desejar o bem dos outros e não guardar rancores já é uma boa forma de se ter uma vida muito mais saudável", afirma.

VISÃO CRISTÃ
Para o Padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, espiritualidade é viver em comunhão com o Espírito de Deus. É um refinamento, um desenvolvimento que se busca em qualquer religião. É algo antropológico, considerado pela Filosofia como uma virtude humana.
"Em momentos difíceis, de fragilidade, o ser humano busca sua força de origem divina para apoiá-lo. E, de forma geral, ele pode ter uma melhora sensível, em especial nas diversas doenças que afetam o coração."
Mas o Padre Valeriano ressalta: "Não estamos falando de casos extremos, em que há, por exemplo, total comprometimento do coração, e sim de problemas como hipertensão ou outras situações em que a confiança, a paz e a tranquilidade podem resultar de forma positiva. É quando a pessoa se permite receber uma graça divina por meio da fé, de promessas e orações".
De acordo com Costa, a fé pode levar à calma e à estabilidade emocional, normalizando picos de agitação. Desta forma, o coração repercute a espiritualidade e a religiosidade de cada um.
O padre, que celebra missas na Igreja Nossa Senhora do Brasil (aos domingos, às 12h30, em São Paulo), diz, inclusive, que isso é algo bem comum. "Consigo me recordar de vários casos em que promessas e orações auxiliaram no tratamento de fiéis", finaliza.

Fonte: Yara Guerchenzon
Do UOL, em São Paulo 09/06/2013
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/06/09/especialistas-estudam-os-efeitos-da-espiritualidade-sobre-a-saude.htm

Estudo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000700012&script=sci_arttext

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent

quarta-feira, 17 de julho de 2013

VITAMINA D




IMPORTÂNCIA: é indispensável para a absorção do cálcio e do fósforo e para a perfeita calcificação dos ossos e dos dentes, entre outras funções muito importantes.
CARÊNCIA: ocasiona Raquitismo (infância), Osteomalácia (adultos), Osteoporose (idosos),  maior incidência de cáries dentárias, maior probabilidade de fraturas , entre outros problemas.
NECESSIDADES DIÁRIAS:  variam segundo idade, estado fisiológico ou patológico, tipo de alimentação, local onde vive, entre outros fatores.
Formas de obtenção da Vitamina D: alimentação e exposição solar. Suplementação se necessário, o que depende de uma avaliação individual.
ALIMENTAÇÃO: poucos são os alimentos fontes desta vitamina. Entretanto, o consumo de peixes (arenque, cavala, atum, sardinha), gema de ovo, suprem em parte as necessidades diárias. Devemos observar alimentos fortificados/enriquecidos. Ver rotulagem da embalagem.
EXPOSIÇÃO SOLAR: a exposição solar diária, em sol da manhã (até 10 h), nos braços e pernas sem protetor solar, durante 20 a 30 minutos, fará com que haja a conversão da pró-vitamina D em vitamina D, pelos raios solares, que será utilizada pelo organismo.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FINAL DE SEMANA!


Rumo ao final de semana!




Esta semana foi curtinha! Já estamos novamente na sexta-feira! Muito bom!

Sábado e Domingo são dias deliciosos e esperados por todos. Vários dos hábitos da semana ficam para trás. No sábado acordamos mais tarde devido a preguiça ou mais cedo para ir viajar e assim vai. Enfim, a rotina é outra.

Tudo pode mudar, mas o que não pode mudar, são os bons hábitos alimentares.

É inevitável comermos algo diferente nesses dias, mas não podemos deixar de consumir alimentos saudáveis.

Mesmo no final de semana, devemos tomar água, comer frutas, tomar leite, comer verduras e legumes. Não fique muito tempo sem se alimentar e fracione as refeições.

 

Igualmente saudável é tomar sol, com moderação, e combater o estresse dando uma boa caminhada ou ir andar de bicicleta.

Hábitos saudáveis recarregam a nossa bateria!

“ÓTIMO FINAL DE SEMANA!”

 

Dra Silvania Sergent
Nutricionista Clínica

 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIA INTERNACIONAL DA PIZZA



Todos nós sabemos que a pizza é uma iguaria muito apreciada no mundo todo.

Não pretendo aqui, ficar contando a história da pizza, ano de criação, quem idealizou e quem aperfeiçoou o prato. Se fizermos uma breve pesquisa na internet, logo obteremos todas essas informações.

E nem, tampouco, ficar mostrando tabelas e citando as calorias contidas em cada tipo, mesmo por que, isto irá variar muito, dependendo dos ingredientes utilizados, do tipo da pizza, da grossura da massa e dos acompanhamentos desta.

A minha mensagem consiste em dizer que, comemorem o Dia da Pizza comendo pizza, mas com moderação. Atenda a vontade e tenha o prazer em consumir hoje, a sua pizza favorita, sem se esquecer da sua saúde e de suas restrições alimentares, caso elas existam, principalmente em relação à quantidade a ser consumida. 


     "FELIZ DIA DA PIZZA"

  
Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

sexta-feira, 5 de julho de 2013

FRUTAS

FRUTA ASSADA OU GRELHADA: 


Ingredientes: banana, abacaxi ou maçã.
Modo de fazer: Se for a banana, descascar e colocar em uma forma. Se for a maçã (conservar a casca), apenas cortar uma tampa da fruta e colocar na forma. Salpicar adoçante em pó (forno e fogão) e can
ela em pó e colocar para assar no forno até murchar e dourar. Caso seja o abacaxi, descascar, cortar em fatias e grelhar na frigideira com uma colher de café de manteiga. Sugestão: na hora de servir, decore o prato com canela em pó e em pau.
  "BOM APETITE"

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

segunda-feira, 1 de julho de 2013

AVEIA

Grãos da espécie Avena, sendo as três mais conhecidas a Avena sativa, a steritis e a strigosa. Sua cultura é típica das regiões temperadas e acredita-se que seja originária da Escócia. Rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas, a aveia pode ser ingerida sob forma de flocos, flocos finos, farinha; como ingrediente no preparo de biscoitos (cookies) ou de mingau (cozida com leite); misturada a frutas picadas ou amassadas com mel. Sob qualquer uma de suas formas, a aveia também pode ser ingrediente de sopas e caldos, tortas salgadas e doces, bolos, pães e biscoitos.
Portanto, não deixe de consumir esse precioso alimento, que além de gostoso, contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a baixar o colesterol LDL (ruim) e ajuda na perda de peso.


ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...