sexta-feira, 12 de julho de 2013

FINAL DE SEMANA!


Rumo ao final de semana!




Esta semana foi curtinha! Já estamos novamente na sexta-feira! Muito bom!

Sábado e Domingo são dias deliciosos e esperados por todos. Vários dos hábitos da semana ficam para trás. No sábado acordamos mais tarde devido a preguiça ou mais cedo para ir viajar e assim vai. Enfim, a rotina é outra.

Tudo pode mudar, mas o que não pode mudar, são os bons hábitos alimentares.

É inevitável comermos algo diferente nesses dias, mas não podemos deixar de consumir alimentos saudáveis.

Mesmo no final de semana, devemos tomar água, comer frutas, tomar leite, comer verduras e legumes. Não fique muito tempo sem se alimentar e fracione as refeições.

 

Igualmente saudável é tomar sol, com moderação, e combater o estresse dando uma boa caminhada ou ir andar de bicicleta.

Hábitos saudáveis recarregam a nossa bateria!

“ÓTIMO FINAL DE SEMANA!”

 

Dra Silvania Sergent
Nutricionista Clínica

 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIA INTERNACIONAL DA PIZZA



Todos nós sabemos que a pizza é uma iguaria muito apreciada no mundo todo.

Não pretendo aqui, ficar contando a história da pizza, ano de criação, quem idealizou e quem aperfeiçoou o prato. Se fizermos uma breve pesquisa na internet, logo obteremos todas essas informações.

E nem, tampouco, ficar mostrando tabelas e citando as calorias contidas em cada tipo, mesmo por que, isto irá variar muito, dependendo dos ingredientes utilizados, do tipo da pizza, da grossura da massa e dos acompanhamentos desta.

A minha mensagem consiste em dizer que, comemorem o Dia da Pizza comendo pizza, mas com moderação. Atenda a vontade e tenha o prazer em consumir hoje, a sua pizza favorita, sem se esquecer da sua saúde e de suas restrições alimentares, caso elas existam, principalmente em relação à quantidade a ser consumida. 


     "FELIZ DIA DA PIZZA"

  
Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica

sexta-feira, 5 de julho de 2013

FRUTAS

FRUTA ASSADA OU GRELHADA: 


Ingredientes: banana, abacaxi ou maçã.
Modo de fazer: Se for a banana, descascar e colocar em uma forma. Se for a maçã (conservar a casca), apenas cortar uma tampa da fruta e colocar na forma. Salpicar adoçante em pó (forno e fogão) e can
ela em pó e colocar para assar no forno até murchar e dourar. Caso seja o abacaxi, descascar, cortar em fatias e grelhar na frigideira com uma colher de café de manteiga. Sugestão: na hora de servir, decore o prato com canela em pó e em pau.
  "BOM APETITE"

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

segunda-feira, 1 de julho de 2013

AVEIA

Grãos da espécie Avena, sendo as três mais conhecidas a Avena sativa, a steritis e a strigosa. Sua cultura é típica das regiões temperadas e acredita-se que seja originária da Escócia. Rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas, a aveia pode ser ingerida sob forma de flocos, flocos finos, farinha; como ingrediente no preparo de biscoitos (cookies) ou de mingau (cozida com leite); misturada a frutas picadas ou amassadas com mel. Sob qualquer uma de suas formas, a aveia também pode ser ingrediente de sopas e caldos, tortas salgadas e doces, bolos, pães e biscoitos.
Portanto, não deixe de consumir esse precioso alimento, que além de gostoso, contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a baixar o colesterol LDL (ruim) e ajuda na perda de peso.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO

Profissional, que em parceria com a Nutricionista, é responsável por diversas funções muito importantes em diversos Serviços de Alimentação coletiva.
Sou também, Técnica em Nutrição e Dietética, formada pelo Colégio Carlos de Campos em 1983 e também estou comemorando.
Desejo muito sucesso à todos!
Parabéns à todos profissionais!

sábado, 15 de junho de 2013

ANVISA


ÁREA DE ALIMENTOS

Na área de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscos e estabelecimento de normas e padrões. O objetivo é garantir as ações de vigilância sanitária de alimentos, bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, limites de contaminantes e resíduos de medicamentos veterinários. Essa atuação é compartilhada com outros ministérios, como o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com os estados e municípios, que integram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
 
 

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo (caquexia - devido à inadequada redução da alimentação), à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de comida), ou outros problemas físicos. Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física.





   Estima-se que, ao longo da vida, entre 0,5 e 4% das mulheres terá Anorexia Nervosa, de 1 a 4,2% Bulimia Nervosa e 2,5% transtorno do Comer Compulsivo. Quadros mais leves, que não preenchem todos os critérios para a doença, mas que marcam uma profunda insatisfação com o corpo, busca incessante de dietas e cirurgias plásticas, eventuais usos de recursos extremos para emagrecer (vomitar, usar laxante, diuréticos, moderadores de apetite e exercício físico compulsivo) podem abranger 15% das mulheres.
   Cumpre salientar que Anorexia Nervosa é uma doença grave, com risco de mortalidade em torno de 5 a 15% dos casos.
   De modo geral, os transtornos alimentares são produtos de uma complexa inter-relação entre aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais. Portanto, sendo problemas multifatorais em suas gêneses, ultrapassam a capacidade terapêutica de qualquer um, isoladamente. Daí a importância de uma interação multidisciplinar.


Leia mais no site do AMBULIM.

 
Silvania Sergent
Nutricionista Clínica

quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTAS JUNINAS E JULINAS!!!!!!




ELAS JÁ CHEGARAM!

HOJE DIA 13/06 É O DIA DE SANTO ANTÔNIO, DIA 24/06 DIA DE SÃO JOÃO, E DIA 29/06 DIA DE SÃO PEDRO. E AINDA TEM AS FESTAS JULINAS!!!!!!!!!!!!
Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Todas elas são muito gostosas e não podem faltar em nenhuma festa.


Entretanto, todas essas comidas costumam ser muito calóricas. Por isso devem ser consumidas com muita moderação. Consumindo com moderação, podemos apreciá-las, sem depois ficar com peso na consciência.



Apresento algumas sugestões que irão ajudar a diminuir o valor calórico das preparações feitas em casa, se for o caso de uma festa em família, como arroz doce, canjica, curau, pamonha e pipoca:
PIPOCA: fazer em casa com pouco óleo é menos calórica que as de microondas;
ARROZ DOCE, CANJICA, CURAU, PAMONHA: podem ser feitas em casa com leite desnatado e adoçante. Ficam igualmente gostosas e mais light e diet.
E assim por diante. Todas as receitas caseiras podem ser adaptadas sem prejuízo no sabor. Em relação aos produtos industrializados é necessário moderação e bom senso na hora de consumi-los.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PRECIOSA: se for a alguma festa, faça um pequeno lanche nutritivo (frutas, iogurte, pedaço de queijo ou lanche com queijo, etc.), antes de sair de casa. Assim será mais fácil manter a moderação diante dos pratos típicos.

Boa Festança!!!!!!!!

Fontes:
RECEITAS:

Silvania Sergent
Nutricionista Clínica



terça-feira, 11 de junho de 2013

BISFENOL A


A substância denominada popularmente como bisfenol A (2,2-bis(4-hidroxifenil) propano, CAS n. 000080-05-7) é utilizada, principalmente, na produção de policarbonato e em vernizes epoxi. O policarbonato é um polímero que apresenta alta transparência e resistências térmica e mecânica. Devido a estas características o policarbonato é utilizado na fabricação de mamadeiras e copos infantis (chuquinhas). Este polímero é, também, utilizado em garrafões retornáveis (20 litros) de água mineral, além de outras embalagens e utensílios. O Bisfenol A (BPA) está presente, também, em vernizes utilizados para revestimentos de embalagens metálicas de alimentos.

A polêmica sobre o BPA surgiu a partir de estudos recentes que levantaram dúvidas quanto à sua segurança. Isso abriu discussão sobre o assunto em diversos países, demandando posicionamento de órgãos reguladores assim de organismos supranacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2010 a OMS realizou uma reunião com especialistas de vários países para discutir o assunto e a conclusão do relatório destaca os seguintes pontos: para muitos dos desfechos estudados a exposição ao BPA é muito inferior aos níveis que causariam preocupações, não incorrendo em problemas de saúde; estudos de toxicidade sobre desenvolvimento e sobre reprodução, nos quais são avaliados os desfechos convencionais, somente apresentam problemas em doses elevadas, quando apresentam; alguns poucos estudos mostraram associação de desfechos emergentes (como desenvolvimento neurológico específico ao sexo, ansiedade, mudanças pré-neoplásicas nas glândulas mamárias e próstata de ratos e parâmetros visuais do esperma) com doses mais baixas de BPA. Segundo os especialistas, devido à considerável incerteza relacionada com a validade e relevância destas observações referentes a baixas doses de BPA seria prematuro afirmar que estas avaliações fornecem uma estimativa realista do risco à saúde humana. No entanto, estes resultados devem orientar estudos a fim de reduzir as incertezas existentes.

Por precaução, alguns países, inclusive o Brasil, optaram por proibir a importação e fabricação de mamadeiras que contenham Bisfenol A, considerando a maior exposição e susceptibilidade dos indivíduos usuários deste produto. Esta proibição está vigente desde janeiro de 2012 e foi feita por meio da Resolução RDC n. 41/2011. Assim, mamadeiras em policarbonato não podem ser comercializadas no Brasil.

Para as demais aplicações, o BPA ainda é permitido, mas a legislação estabelece limite máximo de migração específica desta substância para o alimento que foi definido com base nos resultados de estudos toxicológicos.

Fonte:http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/alimentos/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_A3cvA_2CbEdFADQgSKI!/?1dmy&urile=wcm%3Apath%3A/anvisa+portal/anvisa/inicio/alimentos/publicacao+alimentos/bisfenol+a 

Consulta: 11/06/2013


 

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...