sexta-feira, 31 de agosto de 2012
CUIDE-SE!!!
COM PREVENÇÃO... TUDO SOB CONTROLE!
Dê um cheque-mate nos inimigos do seu coração.
É possível combater o que é prejudicial à nossa saúde.
Se quiser, você consegue!
FIQUE ATENTO À SUA ALIMENTAÇÃO:
Uma alimentação balanceada proporciona Bem Estar e Qualidade de Vida.
PARE DE FUMAR:
O benefício dessa decisão vai agradar seu coração.
CONTROLE SUA PRESSÃO ARTERIAL:
Verifique periodicamente a sua pressão arterial e controle o consumo de sal de cozinha.
LIMITE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS:
O vinho é bom, mas consuma com moderação.
COMBATA O ESTRESSE:
Vá ao cinema nos fins de semana, passeie com sua família, saia para dançar, relaxe.
COMECE A SE MEXER:
Que tal começar uma atividade física!
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
BENEFÍCIOS À SAÚDE AO PARAR DE FUMAR
DIA 29/08 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Como seu corpo reage quando você para de fumar
20 minutos depois do seu último cigarro: Seu batimento cardíaco fica menos acelerado.
20 minutos depois do seu último cigarro: Seu batimento cardíaco fica menos acelerado.
2 horas depois: não tem mais nicotina no seu sangue
8 horas depois: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
12 horas depois: Níveis de monóxido de carbono voltam ao normal no seu sangue.
De 2 semanas a 3 meses depois do seu último cigarro: Seu risco de morrer de ataque cardíaco começa a diminuir. Suas funções pulmonares começam a melhorar.
De 1 a 9 meses depois do seu último cigarro: Tosse e falta de ar diminuem.
1 ano depois do seu último cigarro: Seu risco de contrair doenças coronarianas já é metade do que era quando você fumava.
5 anos depois de parar: Seu risco de derrame é reduzido para o de um não fumante de 5 a 15 anos antes de parar de fumar.
10 anos depois de parar: A chance de morrer por câncer de pulmão é metade do que a de um fumante Os riscos de morrer de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, fígado e pâncreas diminuem.
15 anos depois de parar: Seu risco de contrair doenças coronarianas é o mesmo do de alguém que nunca fumou na vida.
|
FONTE: CONSENSO DO INCA/2001
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
O QUE É GORDURA HIDROGENADA?
A produção mundial de óleos líquidos é maior que a de gordura sólida. Só que a indústria de alimentos usa mais gordura sólida - em bolachas, manteiga, bolos e outros tantos alimentos industrializados. A saída foi solidificar o óleo com a adição de hidrogênio, que satura artificialmente a gordura, deixando sua estrutura molecular mais estável. É o caso da margarina e da banha vegetal, tão prejudiciais à saúde quanto a gordura animal saturada, encontrada em leites integrais e derivados, carnes, etc.
Fonte: Revista Super Interessante - Edição Especial - 188D - Junho/2003
" A Fantástica Ciência da Comida"
O QUE É PICANHA MATURADA?
É nada além de uma carne que já começou a se decompor. Mas, calma, não jogue no lixo aquele bifão comprado a preço de ouro. "A maturação é decomposição sem putrefação", afirma Marcos Guardabassi. Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada de rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura. Por isso, toda carne passa por um período de descanso, chamado de maturação, antes de ser esfriada para transporte. "Para um boi, o período mínimo é de 24 horas", afirma Guardabassi. A diferença da picanha maturada para uma picanha normal é que seu período de maturação é bem maior - de 8 a 12 dias. Durante todo esse período, a carne fica embalada a vácuo para evitar infestações por bactérias ou parasitas.
Fonte: Revista Super Interessante - Edição Especial - Edição 188-D - Junho/2003
" A Fantástica Ciência da Comida"
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Amamentação 2012
01/08/2012
O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012.
Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha também anunciou uma verba de R$ 45 milhões para investir no pré-natal de mulheres em 2.120 municípios brasileiros. No ano passado, mais de 1,7 milhão de mães fizeram, no mínimo, sete consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos nove meses de gravidez.
O evento faz parte da 21ª Semana Mundial de Amamentação, que ocorre em 150 países e vai até a próxima terça-feira (7). É também uma estratégia da Rede Cegonha, programa lançado pelo governo no ano passado para melhorar a assistência a gestantes e bebês na rede pública. De acordo com o ministério, o projeto já permitiu a redução de 21% das mortes maternas.
A cantora Wanessa, filha do cantor sertanejo Zezé Di Camargo, é a garota-propaganda da campanha, junto com o filho José Marcus, nascido em janeiro. No vídeo, ela recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e a continuação do aleitamento até os 2 anos ou mais, para reduzir a mortalidade infantil.
Veja o vídeo institucional da Campanha de 2012 de incentivo ao Aleitamento Materino
Segundo dados do ministério, na última década o Brasil diminuiu em 47% a morte de crianças de até 1 ano de idade. A ação vai distribuir cartazes e folhetos pelo país, além de peças publicitárias para internet, TV e rádio.
Este ano, a Semana Mundial de Amamentação tem como tema "Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância". O objetivo é melhorar a sobrevivência e o desenvolvimento dos bebês.
Fonte: G1 - São Paulo
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)