quarta-feira, 15 de julho de 2015
sexta-feira, 24 de abril de 2015
quarta-feira, 1 de abril de 2015
NÃO DESPERDICE ALIMENTOS EM SUA CASA
NÃO DESPERDICE ALIMENTOS EM SUA CASA
O custo dos alimentos está alto, por isso, planeje o que vai adquirir conforme a sua necessidade e a necessidade de sua família.
Segue algumas informações que podem ajudar a evitar o desperdício:
- Faça uma lista ...
- Não compre por impulso
- Alimentos perecíveis devem ser comprados com planejamento (verduras, frutas, legumes)
- Planeje o que irá fazer na semana e compre aos poucos
O custo dos alimentos está alto, por isso, planeje o que vai adquirir conforme a sua necessidade e a necessidade de sua família.
Segue algumas informações que podem ajudar a evitar o desperdício:
- Faça uma lista ...
- Não compre por impulso
- Alimentos perecíveis devem ser comprados com planejamento (verduras, frutas, legumes)
- Planeje o que irá fazer na semana e compre aos poucos
terça-feira, 10 de março de 2015
"FELIZ PÁSCOA!"
TIPOS DE CHOCOLATES
BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.
AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens bem pequenas.
AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.
MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.
DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.
- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.
SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.
“Aprecie com moderação”
Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.
AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens bem pequenas.
AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.
MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.
DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.
- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.
SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.
“Aprecie com moderação”
Silvania C. Camilo
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent
Instagram: @nutricozinheirasilvaniacamilo
segunda-feira, 2 de março de 2015
PEIXE
SALMÃO
O PEIXE E VALOR NUTRICIONAL: Peixe de carne rosada, versátil para vários tipos de preparações, muito saudável e gostoso. Em 100 g do alimento: 116 kcal, 0 g carboidrato, 19,90 g de proteínas, 1,35 g de gorduras boas. Rico em vitaminas e minerais. Muito se fala do Ômega 3, 6 e 9. Vale lembrar que o salmão de cativeiro não contêm quantidades preconizadas desses nutrientes. Somente peixes produzidos no mar em águas frias. Entretanto, não deixa, em hipótese alguma, de ser ...um ótimo alimento, que deve estar presente na dieta pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Inclusive diversificando o tipo de peixe e de preferência não consumi-lo frito.
ONDE ADQUIRIR O ALIMENTO: locais como grandes entrepostos onde a distribuição é grande e há grande rotatividade do produto, grandes hipermercados, feiras livres ou peixarias. Independente do local, devemos observar a higiene geral, aparência dos peixes, manuseio por parte do funcionário, armazenamento e acondicionamento no local de venda. Se for congelado, observar a integridade da embalagem, rotulagem, data de validade, se está congelado adequadamente.
FORMAS DE ADQUIRIR: filé grande, posta, inteiro sem as vísceras, fresco, congelado.
FORMAS DE PREPARO: assado (churrasqueira, forno a lenha, forno caseiro), grelhado (chapa, frigideira), no papelote.
TEMPO DE PREPARO: assado no forno (30 a 40 min, ou até dourar em cima); grelhado na frigideira (10 a 15 min em fogo médio). Geralmente o preparo do salmão é muito rápido e em temperaturas médias, para não desidratar a carne.
TEMPEROS: pimenta calabresa seca, alho seco ou fresco, alecrim, salsa, azeite, sal, cebola.
ACOMPANHAMENTOS: arroz branco, saladas de folhas verdes, maionese de legumes, legumes na manteiga, com batatas, farofa.
MOLHOS: maracujá, tártaro, alcaparras.
Lembre-se, o que pode incrementar o preparo deste peixe é a sua criatividade e preferências da sua família. Coloque a mão na massa, ou melhor no peixe e surpreenda a sua família!!!!!
Veja as fotos de diversas formas de preparar este peixe e tenho certeza que você irá criar muito mais diante das sugestões!!!
Bom apetite!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
HIDRATAÇÃO PARA O ANO INTEIRO
Hidrate-se adequadamente com água, água de coco, sucos de frutas naturais sem açúcar, frutas como melancia, melão, águas aromatizadas com fatias de limão, laranja, folhas de hortelã.
Bebidas alcoólicas e destiladas em geral não hidratam e pelo contrário, contribuem para desidratar o organismo com mais rapidez, levando a uma desidratação ou até internações em casos mais graves.
Pessoal, tenha consciência com o que você faz com você mesmo. O preço é caro e quem paga é você.
Bom Carnaval!
Espero vê-lo bem, aqui, depois do carnaval!!!!!
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Brasil tem 21,4% de hipertensos, diz Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE
Agentes do IBGE visitaram 81.767 casas em todos os estados brasileiros.
Pela primeira vez, pesquisa de saúde em âmbito nacional coletou exames.
Pela primeira vez, pesquisa de saúde em âmbito nacional coletou exames.
Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
No Brasil, 21,4% das pessoas com mais de 18 anos já foram diagnosticadas com hipertensão; 12,5% tiveram colesterol alto identificado por um médico e 6,2% receberam diagnóstico de diabetes. Problemas crônicos na coluna atingiram 18,5% dos adultos brasileiros e a depressão foi identificada em 7,6%. Ainda assim, 66,1% da população avalia sua própria saúde como boa ou muito boa.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da primeira pesquisa de saúde em âmbito nacional a coletar amostras de sangue e de urina da população entrevistada, o que confere mais precisão aos resultados. Pesquisas nacionais feitas anteriormente dependiam exclusivamente do relato do entrevistado sobre seus problemas de saúde (leia mais abaixo).
Nesta quarta-feira (10), o instituto divulgou a primeira leva de resultados obtidos a partir da coleta feita no segundo semestre de 2013. Foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros, entre as quais 62.986 aceitaram responder ao questionário do IBGE. Enquanto todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidas, 25% desse conjunto realizaram também os exames de sangue e urina.
Saúde dos brasileiros:
- 21,4% têm hipertensão
- 6,2% têm diabetes
- 12,5% têm colesterol alto
- 4,2% têm doença cardiovascular
- 1,5% tiveram AVC
- 18,5% têm problema de coluna
- 7,6% têm depressão
- 1,8% tiveram câncer
Nesta primeira etapa de divulgação dos dados, ainda não foram levados em conta os resultados dos exames de sangue e urina, apenas o relato dos entrevistados.
‘Falsos saudáveis’
Para o médico Carlos Costa Magalhães, diretor de promoção da saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os dados da pesquisa mostram que as doenças crônicas estão cada vez mais presentes para a saúde do brasileiro. “No início do século 20, as doenças infectoparasitárias eram a maior causa de mortalidade. Depois, houve um aumento da urbanização, mudando o perfil de risco para as doenças cardiovasculares, nos dias atuais.”
Para o médico Carlos Costa Magalhães, diretor de promoção da saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os dados da pesquisa mostram que as doenças crônicas estão cada vez mais presentes para a saúde do brasileiro. “No início do século 20, as doenças infectoparasitárias eram a maior causa de mortalidade. Depois, houve um aumento da urbanização, mudando o perfil de risco para as doenças cardiovasculares, nos dias atuais.”
O fato de a maioria da população se considerar saudável, apesar dos índices significativos de hipertensão e diabetes, por exemplo, está ligado à ausência de sintomas relacionadas a essas condições. “Os fatores de risco cardiovascular, como pressão alta e colesterol alto, tem poucas chances de dar sintomas. Diabetes do tipo 2 só passa a apresentar sintomas a partir de um certo nível de glicose. Até a obesidade, apesar de visível, não é vista como um risco”, diz Magalhães.
Hábitos dos brasileiros:
- 37,3% comem 5 porções diárias de frutas e hortaliças
- 23,4% bebem refrigerante 5 vezes por semana ou mais
- 21,7% comem doce 5 vezes por semana ou mais
- 37,2% comem carne ou frango com excesso de gordura
- 24% bebe álcool ao menos uma vez por semana
- 15% fumam
- 46% não fazem exercícios suficientes
- 28,9% passam ao menos 3 horas por dia em frente à TV
O médico alerta que justamente por causa da falta de sintomas é preciso se submeter a exames médicos periódicos como prevenção. “Não precisa ser um cardiologista, pode ser um clínico geral, ou uma ginecologista no caso das mulheres, que faça a medida de pressão, do colesterol, da glicose, que avalie o peso. São medidas para ver se a pessoa é realmente saudável ou não.”
Saúde x estilo de vida
A PNS também coletou informações sobre o estilo de vida dos brasileiros que revelaram hábitos nada saudáveis. Apenas 37,3% dos adultos relatou consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Beber refrigerante em pelo menos cinco dias da semana é um hábito de 23,4% dos brasileiros. O consumo frequente de doces foi relatado por 21,7% das pessoas. O consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi relatado por 37,2%.
A PNS também coletou informações sobre o estilo de vida dos brasileiros que revelaram hábitos nada saudáveis. Apenas 37,3% dos adultos relatou consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Beber refrigerante em pelo menos cinco dias da semana é um hábito de 23,4% dos brasileiros. O consumo frequente de doces foi relatado por 21,7% das pessoas. O consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi relatado por 37,2%.
Uma parcela grande dos brasileiros também não faz exercícios o suficiente: 46% dos entrevistados foram considerados insuficientemente ativos. Além disso, 28,9% das pessoas dizem assistir 3 horas ou mais de televisão por dia.
“A informação de que existe uma grande faixa da população sedentária é muito importante. O grupo de pessoas que passa a fazer atividade física com mais frequência facilita o controle da hipertensão arterial. Algumas mudanças simples como redução no sal, no peso e prática de exercícios físicos pode ser suficiente para manter um hipertenso tratado sem medicamentos”, diz Magalhães.
A falta de exercícios e o tempo passado em frente à TV também aparecem como fatores de risco para um problema frequente na população: as dores na coluna. Segundo a pesquisa, 18,5% dos brasileiros sofrem de problemas crônicos na coluna.
O ortopedista Rogério Vidal de Lima, membro da sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), observa que quem faz atividade física tem uma incidência menor de dores nas costas. “Muitas vezes a pessoa fica 3 horas sentada em frente à TV em uma postura ruim, e acaba adquirindo alguma dor.”
Outras pesquisas nacionais de saúde
Pesquisas nacionais sobre a saúde da população feitas anteriormente não coletavam amostras para exames. É o caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que abordou o tema da saúde em 1998, 2003 e 2008 e também do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feito anualmente desde 2006.
Pesquisas nacionais sobre a saúde da população feitas anteriormente não coletavam amostras para exames. É o caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que abordou o tema da saúde em 1998, 2003 e 2008 e também do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feito anualmente desde 2006.
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
OVO
VOCÊ GOSTA DE OVO?
Parabéns! Você consome um ótimo alimento!Saiba mais!
O ovo pode ser estudado segundo seus principais componentes.CASCA: composta por carbonato de cálcio, possui pequenos poros para troca de gases, cobertos por uma cutícula de cera, que impede a perda de água e a entrada de microorganismos. A coloração branca ou avermelhada depende da raça e da linhagem da ave, e é errôneo atribuir maior valor nutritivo ao ovo de acordo com a cor da casca. No momento da utilização, o ovo deve ser lavado. Antes, nunca. Deve ser apenas refrigerado e dentro da geladeira, não na porta.
CLARA: composta por uma espessa mistura de proteínas e água; situada ao redor da gema, tem a finalidade de mantê-la centralizada. As proteínas constituintes da clara são: ovalbumina, conoalbumina, ovomucóide, lizozima, ovomucina, avidina, ovoglobulina e outras.
GEMA: dispersão de fosfo e lipoproteínas em uma solução de proteínas globulares. Contém carotenóides. Os lipídeos incluem gorduras simples, fosfolipídeos (lecitinas e esteróis) numa emulsão de óleo em água. Algumas lecitinas, juntamente com as lipoproteínas são responsáveis pelo efeito emulsificante da gema.
VALOR NUTRITIVO: Os ovos são fontes de proteínas, vitaminas A, D e vitaminas do complexo B. A gema é composta em média de 34% de gorduras, 16% de proteína e 50% de água. Cerca de 5% da gordura é colesterol, por isso recomenda-se o consumo de 2 a 3 ovos por semana. A clara é composta por 10% de proteína, quantidades mínimas de gordura e 90% de água. A quantidade de minerais (principalmente o ferro) presentes nos ovos depende da alimentação da ave; a cor da gema varia devido à presença de carotenóides (xantofilas).
MAS, COMO VOCÊ CONSOME ESTE OVO?
Se consome frito, não agregue muita gordura (óleo, manteiga, margarina nem pensar), pois estará aumentando o valor calórico, desnecessariamente. Eu consumo ovos fritos em pouquíssimo azeite, só mesmo para besuntar uma frigideira que já é antiaderente.
Se consome cozido, em omeletes e em preparações culinárias, é melhor.
IMPORTANTE: Nunca consumir ovos crus ou mal cozidos e muito menos preparações culinárias que contenham ovos crus ou mal cozidos, como exemplo da maionese caseira.
O ovo cru pode conter uma bactéria chamada Salmonela, que pode causar uma séria intoxicação alimentar. Portanto evite.
O importante é ter como hábito consumir de 2 a 3 ovos por semana.
Caso tenha alguma restrição, um Profissional Nutricionista, poderá lhe orientar adequadamente.
COMO VOCÊ RECONHECE SE UM OVO É VELHO OU NOVO?
Fonte: "Nutrição e Técnica Dietética" - Sonia Tucunduva Philipi - Editora Manole/2003
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
TOMATES
SUGESTÃO
Pé de tomates plantado em um vaso.Podemos colhê-los para consumo e sem agrotóxicos. São suculentos e ricos em licopeno.
Podem ser consumidos crus (em saladas, sopas e sucos) ou cozidos (em molhos), ou assados.
Assinar:
Postagens (Atom)
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE
ANÁLISE SWOT NA SAÚDE Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS A...
-
Dia 11 de outubro, teremos o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, data criada há cinco anos pelo Ministério da Saúde para incentivar a d...
-
VOCÊ GOSTA DE OVO? Parabéns! Você consome um ótimo alimento! Saiba mais! O ovo pode ser estudado segundo seus principais componente...



















