quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ALCKMIN IGNORA DESEJO DE 73 % DOS PAIS DE SÃO PAULO






Governador vetou o PL 193/2008, que propõe a restrição da publicidade de alimentos não saudáveis dirigida às crianças entre às 6h e 21h nas rádios e TVs e a qualquer horário nas escolas.

Decepção. Mesmo com pareceres jurídicos comprovando a constitucionalidade da lei, com o apoio de organizações como a OMS (Organização Mundial da Saúde) através do seu escritório regional, e com uma grande mobilização social, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, preferiu vetar o PL 193/2008, de autoria do deputado Rui Falcão (PT/SP) – decisão publicada em 30 de janeiro. Com isso, desconsiderou os resultados de uma pesquisa feita pelo Datafolha em que mostrou que 73% dos pais são favoráveis a algum tipo de restrição na publicidade dirigida a crianças.

A pesquisa foi realizada em 2010, com pais de crianças com idades entre 3 e 11 anos completos, de todas as classes econômicas. Os pais afirmaram que as crianças costumam pedir muitas coisas, influenciadas pela publicidade, e que os principais pedidos são de guloseimas, como balas, chocolates, bolachas e sorvetes. Quase 70% dos pais admitiram ser influenciados pelos pedidos dos filhos. 

Com o veto ao PL, Alckmin perdeu uma grande oportunidade de mostrar que seu governo prioriza o melhor interesse das crianças em detrimento de qualquer outro interesse, como determina inclusive a Constituição Estadual de São Paulo em seu artigo 277. Não aproveitou a chance de olhar de frente para o problema da obesidade infantil em São Paulo e de reafirmar o papel do Estado na proteção dos direitos e do bem-estar das crianças.

Outro projeto, o PL 1096/2011, também aguarda sanção de Alckmin e versa sobre a proibição da venda de lanches atrelada à distribuição de brindes. Recentemente, a cidade do Rio de Janeiro aprovou uma lei semelhante – Florianópolis e Belo Horizonte também contam com legislação no mesmo sentido.

Leia o parecer completo do veto ao PL 193/2008.


SENHORES PAIS, TIOS, PADRINHOS, AVÓS, TODOS!!!!

Como Nutricionista, oriento que cuidem da alimentação das suas crianças. Não podemos depender de políticas públicas de prevenção e combate a problemas de saúde pública, como a obesidade infantil.

Prevenção é o melhor caminho.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

REFEIÇÕES FORA DE CASA

Atualmente muito se fala em “Qualidade de Vida” e alimentos saudáveis que são recomendados por nutricionistas.
Por outro lado, o corre-corre do dia, a pressa dos indivíduos frente a tantos compromissos e a facilidade, nos empurra para as refeições ou lanches rápidos. São consumidas refeições e lanches que muitas vezes não são adequados do ponto de vista nutricional e que dependendo da freqüência com que são consumidos podem causar obesidade e outras doenças associadas a ela.
Segundo especialistas, 46% dos indivíduos que trabalham fora, estão acima do peso, entretanto existem muitos indivíduos conscientes da necessidade de se fazer uma alimentação equilibrada e do prejuízo que o desequilíbrio nutricional pode trazer ao organismo.
Devido a isso, tornou-se uma preocupação constante dos fast-foods e restaurantes , oferecer ao consumidor lanches e refeições que se aproximem cada vez mais do ideal;

PROBLEMAS DO CONSUMO DE FAST-FOOD:
ü  São muito calóricos;
ü  Substitui uma refeição por um lanche;
ü  São pouco nutritivos;
ü  São ricos em carboidratos e gorduras;
ü  São pobres em vitaminas, minerais e fibras;
ü  Geralmente são acompanhados de fritas e refrigerantes;
ü  Quando se torna hábito, pode na maioria das vezes, levar à obesidade acarretando outras conseqüências como dislipidemias, problemas cardiovasculares, diabetes e outros.

REFEIÇÕES RÁPIDAS E MAIS SAUDÁVEIS:

Hoje em dia, existem algumas opções para quem, principalmente, almoça fora de casa.
Em qualquer uma delas, devemos selecionar alimentos que sejam nutritivos, lights e de fácil digestão.
Os restaurantes que oferecem refeições por kilo, as opções são variadas, e fica mais fácil escolher.
Uma orientação muito útil, é a de quando chegar ao local, dê uma olhada geral no buffet. Aí comece a escolher. É essa a palavra chave, “Escolher” e escolher bem. Lembre-se, a refeição é por kilo. É melhor colocar no prato ½ kg de alimentos nutritivos do que ½ kg de alimentos gordurosos, pouco nutritivos, indigestos, etc. O preço em dinheiro será o mesmo, mas o preço para sua saúde será completamente diferente.
Aqui vão algumas sugestões para ajudá-lo na sua escolha:

ü  Se for comer lanche, opte por aqueles que tenham pão integral com recheio light(verdura crua,queijos, peito de perú, ricota, frango, etc);
ü  Substituir a maionese pelo iogurte em saladas e lanches;
ü  Abuse das saladas, entretanto evite temperá-las com molhos muito gordurosos;
ü  Prefira molho ao sugo ao invés do molho branco quando for consumir uma massa;
ü  Prefira suco natural de frutas com adoçante, quando necessário, ao invés do refrigerante;
ü  Inicie a refeição sempre por uma boa salada;
ü  Evite as frituras em geral (batatas,mandioca, banana, carnes, ovos, etc).
ü  Na sua sobremesa escolha uma fruta.
ü  Prefira as carnes magras, sempre cozidas, grelhadas, assadas ou refogadas.
ü  Consuma peixes assados ou ensopados.
ü  Não misture dois carboidratos na mesma refeição. Ex: Arroz e batata ou macarrão e arroz, etc.
ü  Se estiver muito difícil, o melhor jeito de não errar é comer arroz, feijão, bife e salada;

      Essas são orientações muito importantes, que podem fazer a diferença na montagem do seu prato. Seja exigente! Sua saúde agradece.

Silvania Sergent
Nutricionista
BOM ALMOÇO!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

VERÃO!!!!!




A hidratação do organismo é extremamente importante em todas as épocas do ano. Entretanto, no Verão, todos nós estamos mais sujeitos a  perdas líquidas, ficando mais suscetíveis à desidratação, principalmente crianças e idosos.
Dentre as formas saudáveis de hidratação, temos o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia, sucos de frutas (de preferência sem açúcar), água de côco, consumo de frutas, legumes e verduras.
Falando das frutas, todas elas possuem um conteúdo de líquidos interessante. Porém existem frutas em que o conteúdo de líquidos é maior.
FRUTAS COM TEOR MÉDIO DE LÍQUIDOS: Abacaxi, Ameixa, Amora, Cajá Manga, cajú, Damasco, Jaboticaba, Laranja, Laranja Lima, Maçã, Mamão Papaya, Mamão Formosa, Mangaba, Melão Cantalupe, Mexerica Murcote, Mexerica Cravo e Pêra.
FRUTAS COM ALTO TEOR DE LÍQUIDOS: Acerola, Carambola, Grape Fruit, Nectarina, Pêssego, Pitanga.
FRUTAS COM TEOR MUITO ALTO DE LÍQUIDOS: Melancia, Melão e Morango.

Lembre-se, devemos consumir de 3 a 5 porções de frutas diferentes, durante o dia. A diversificação é a melhor opção. Escolha frutas de tamanhos pequeno a médio.

Fonte: Manual de Dietoterapia & Avaliação Nutricional - Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração - HCFMUSP - Mitsue Isosaki e Elisabeth Cardoso - Edit. Atheneu - São Paulo/2006

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROBIÓTICOS E SEUS EFEITOS

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados e têm sido crescentemente utilizados em leites fermentados, iogurtes e outros produtos alimentícios; ou encontrados em produtos farmacêuticos, na forma de pó ou cápsulas.
Probióticos são produtos que carreiam, na forma viável, bactérias de origem intestinal humana, para o consumo humano, e bactérias de origem intestinal animal específico para o consumo desta espécie animal. Estes produtos têm como finalidade principal manter a microbiota intestinal que foi, de algum modo, desbalanceada por tratamentos com antibióticos, quimioterapia, radioterapia ou por situações de estresse metabólico.
A manutenção da microflora intestinal relaciona-se ao antagonismo de agentes patógenos, ao efeito de barreira microbiana e à modulação de funções imunológicas pelo intestino saudável.
Os probióticos devem apresentar algumas características específicas como: serem habitantes normais do intestino, reproduzirem-se rapidamente, produzirem substâncias antimicrobianas, resistirem ao tempo entre a fabricação, comercialização e ingestão do produto, devendo atingir o intestino ainda vivo.
Dentre os efeitos fisiológicos exercidos pelos probióticos citam-se:
1. Competição bacteriana e inibição de bactérias intestinais indesejáveis por produção de substâncias bactericidas (lactobacilos) inibindo, por exemplo, Escherichia coli e Salmonella; ou por adesão à mucosa e multiplicação, competindo e inibindo a fixação de patogênicos.
2. Ativação da imunidade humoral e celular, pois parecem aumentar a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobulinas (IgA) e a ativação dos linfócitos T e B.
3. Ação antiinflamatória e reguladora do SI por meio de redução de citoquinas, redução da reação de hipersensibilidade e por aumento da atividade fagocitária.
4. Ação na barreira intestinal
5. Aumento da digestibilidade da lactose por aumento da enzima beta galactosidase que facilita a ação da lactose.
FONTE: http://doutorgourmet.com/2012/12/10/probioticos-e-seus-efeitos-fisiologicos/

DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SUGESTÃO SAUDÁVEL!

"FRUTAS FRESCAS"

Temos a disposição uma variedade imensa.

São ricas em vitaminas, minerais, fibras e são pouco calóricas.

Utilize-as nas ceias que você irá preparar, em receitas culinárias (pratos principais, sobremesas, sucos, pães, caldas), na decoração das mesas que você irá montar. Além de decorar, depois podem ser consumidas.

Aqui vão algumas sugestões:








Ponha a sua criatividade em prática! Com certeza será um sucesso e você só receberá elogios!

Mais sugestões: http://frutasefrutos.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O que é arroz parboilizado?
Embrapa informa:
O que é arroz parboilizado? (Eu não sabia.)
A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.
A parboilização é realizada através de três operações básicas:
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.
Suas vantagens são:
- Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;
- Quando cozido, fica sempre soltinho;
- Rende mais na panela;
- Requer menos óleo no cozimento;
- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
- Alto grau de higiene no processo de industrialização;
- Conserva-se por mais tempo;
- Não usa produtos químicos.
Detalhe:O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

CONSUMO DE REFRIGERANTE E CÂNCER DE PRÓSTATA

Um refrigerante por dia aumenta risco de câncer de próstata (estudo)
O estudo acompanhou mais de 8 mil homens suecos
Homens que consomem uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira.
"Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatamos um risco de câncer de próstata aproximadamente 40% maior", disse à AFP uma das autoras do estudo, Isabel Drake.
O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseia-se no acompanhamento de mais de 8.000 homens da região da cidade de Malmö (sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante uma média de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram.
Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata, necessitando de tratamento.
Além disso, aqueles que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas do câncer. Este risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar no café da manhã, relatou a pesquisadora.
Estudos anteriores já haviam indicado que os chineses e os japoneses que viviam nos Estados Unidos, o maior consumidor de refrigerantes do mundo, desenvolveram câncer de próstata com mais frequência do que os compatriotas que permaneceram em seu país.
Uma pesquisa aprofundada sobre a resposta a diferentes dietas de acordo com a genética torna possível "adaptar as recomendações em termos de comida e bebida para certos grupos de alto risco", considerou Drake.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/refrigerante-dia-aumenta-risco-câncer-próstata-estudo-203343269.html

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...