quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Brasil tem 21,4% de hipertensos, diz Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE
Agentes do IBGE visitaram 81.767 casas em todos os estados brasileiros.
Pela primeira vez, pesquisa de saúde em âmbito nacional coletou exames.
Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
No Brasil, 21,4% das pessoas com mais de 18 anos já foram diagnosticadas com hipertensão; 12,5% tiveram colesterol alto identificado por um médico e 6,2% receberam diagnóstico de diabetes. Problemas crônicos na coluna atingiram 18,5% dos adultos brasileiros e a depressão foi identificada em 7,6%. Ainda assim, 66,1% da população avalia sua própria saúde como boa ou muito boa.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da primeira pesquisa de saúde em âmbito nacional a coletar amostras de sangue e de urina da população entrevistada, o que confere mais precisão aos resultados. Pesquisas nacionais feitas anteriormente dependiam exclusivamente do relato do entrevistado sobre seus problemas de saúde (leia mais abaixo).
Nesta quarta-feira (10), o instituto divulgou a primeira leva de resultados obtidos a partir da coleta feita no segundo semestre de 2013. Foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros, entre as quais 62.986 aceitaram responder ao questionário do IBGE. Enquanto todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidas, 25% desse conjunto realizaram também os exames de sangue e urina.
Saúde dos brasileiros:

- 21,4% têm hipertensão

- 6,2% têm diabetes

- 12,5% têm colesterol alto

- 4,2% têm doença cardiovascular

- 1,5% tiveram AVC

- 18,5% têm problema de coluna

- 7,6% têm depressão

- 1,8% tiveram câncer

Nesta primeira etapa de divulgação dos dados, ainda não foram levados em conta os resultados dos exames de sangue e urina, apenas o relato dos entrevistados.
‘Falsos saudáveis’
Para o médico Carlos Costa Magalhães, diretor de promoção da saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os dados da pesquisa mostram que as doenças crônicas estão cada vez mais presentes para a saúde do brasileiro. “No início do século 20, as doenças infectoparasitárias eram a maior causa de mortalidade. Depois, houve um aumento da urbanização, mudando o perfil de risco para as doenças cardiovasculares, nos dias atuais.”
O fato de a maioria da população se considerar saudável, apesar dos índices significativos de hipertensão e diabetes, por exemplo, está ligado à ausência de sintomas relacionadas a essas condições. “Os fatores de risco cardiovascular, como pressão alta e colesterol alto, tem poucas chances de dar sintomas. Diabetes do tipo 2 só passa a apresentar sintomas a partir de um certo nível de glicose. Até a obesidade, apesar de visível, não é vista como um risco”, diz Magalhães.
Hábitos dos brasileiros:

- 37,3% comem 5 porções diárias de frutas e hortaliças

- 23,4% bebem refrigerante 5 vezes por semana ou mais

- 21,7% comem doce 5 vezes por semana ou mais

- 37,2% comem carne ou frango com excesso de gordura

- 24% bebe álcool ao menos uma vez por semana

- 15% fumam

- 46% não fazem exercícios suficientes

- 28,9% passam ao menos 3 horas por dia em frente à TV
O médico alerta que justamente por causa da falta de sintomas é preciso se submeter a exames médicos periódicos como prevenção. “Não precisa ser um cardiologista, pode ser um clínico geral, ou uma ginecologista no caso das mulheres, que faça a medida de pressão, do colesterol, da glicose, que avalie o peso. São medidas para ver se a pessoa é realmente saudável ou não.”
Saúde x estilo de vida
A PNS também coletou informações sobre o estilo de vida dos brasileiros que revelaram hábitos nada saudáveis. Apenas 37,3% dos adultos relatou consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Beber refrigerante em pelo menos cinco dias da semana é um hábito de 23,4% dos brasileiros. O consumo frequente de doces foi relatado por 21,7% das pessoas. O consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi relatado por 37,2%.
Uma parcela grande dos brasileiros também não faz exercícios o suficiente: 46% dos entrevistados foram considerados insuficientemente ativos. Além disso, 28,9% das pessoas dizem assistir 3 horas ou mais de televisão por dia.
“A informação de que existe uma grande faixa da população sedentária é muito importante. O grupo de pessoas que passa a fazer atividade física com mais frequência facilita o controle da hipertensão arterial. Algumas mudanças simples como redução no sal, no peso e prática de exercícios físicos pode ser suficiente para manter um hipertenso tratado sem medicamentos”, diz Magalhães.
A falta de exercícios e o tempo passado em frente à TV também aparecem como fatores de risco para um problema frequente na população: as dores na coluna. Segundo a pesquisa, 18,5% dos brasileiros sofrem de problemas crônicos na coluna.
O ortopedista Rogério Vidal de Lima, membro da sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), observa que quem faz atividade física tem uma incidência menor de dores nas costas. “Muitas vezes a pessoa fica 3 horas sentada em frente à TV em uma postura ruim, e acaba adquirindo alguma dor.”
Outras pesquisas nacionais de saúde
Pesquisas nacionais sobre a saúde da população feitas anteriormente não coletavam amostras para exames. É o caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que abordou o tema da saúde em 1998, 2003 e 2008 e também do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feito anualmente desde 2006.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OVO

VOCÊ GOSTA DE OVO?

Parabéns! Você consome um ótimo alimento!


Saiba mais!

O ovo pode ser estudado segundo seus principais componentes.

CASCA: composta por carbonato de cálcio, possui pequenos poros para troca de gases, cobertos por uma cutícula de cera, que impede a perda de água e a entrada de microorganismos. A coloração branca ou avermelhada depende da raça e da linhagem da ave, e é errôneo atribuir maior valor nutritivo ao ovo de acordo com a cor da casca. No momento da utilização, o ovo deve ser lavado. Antes, nunca. Deve ser apenas refrigerado e dentro da geladeira, não na porta.


CLARA: composta por uma espessa mistura de proteínas e água; situada ao redor da gema, tem a finalidade de mantê-la centralizada. As proteínas constituintes da clara são: ovalbumina, conoalbumina, ovomucóide, lizozima, ovomucina, avidina, ovoglobulina e outras.

GEMA: dispersão de fosfo e lipoproteínas em uma solução de proteínas globulares. Contém carotenóides. Os lipídeos incluem gorduras simples, fosfolipídeos (lecitinas e esteróis) numa emulsão de óleo em água. Algumas lecitinas, juntamente com as lipoproteínas são responsáveis pelo efeito emulsificante da gema.

VALOR NUTRITIVO: Os ovos são fontes de proteínas, vitaminas A, D e vitaminas do complexo B. A gema é composta em média de 34% de gorduras, 16% de proteína e 50% de água. Cerca de 5% da gordura é colesterol, por isso recomenda-se o consumo de 2 a 3 ovos por semana. A clara é composta por 10% de proteína, quantidades mínimas de gordura e 90% de água. A quantidade de minerais (principalmente o ferro) presentes nos ovos depende da alimentação da ave; a cor da gema varia devido à presença de carotenóides (xantofilas).


MAS, COMO VOCÊ CONSOME ESTE OVO?

Se consome frito, não é a melhor forma de aproveitar os benefícios deste alimento, porque você estará agregando gordura saturada ao alimento.
Se consome cozido, em omeletes e em preparações culinárias, é melhor.

IMPORTANTE: Nunca consumir ovos crus ou mal cozidos e muito menos preparações culinárias que contenham ovos crus ou mal cozidos, como exemplo da maionese caseira. 
O ovo cru pode conter uma bactéria chamada Salmonela, que pode causar uma séria intoxicação alimentar. Portanto evite. 



O importante é ter como hábito consumir de 2 a 3 ovos por semana. 

Caso tenha alguma restrição, um Profissional Nutricionista, poderá lhe orientar adequadamente.

COMO VOCÊ RECONHECE SE UM OVO É VELHO OU NOVO?



Fonte: "Nutrição e Técnica Dietética" - Sonia Tucunduva Philipi - Editora Manole/2003

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

TOMATES

SUGESTÃO

Pé de tomates plantado em um vaso.
Podemos colhê-los para consumo e sem agrotóxicos. São suculentos e ricos em licopeno.
Podem ser consumidos crus (em saladas, sopas e sucos) ou cozidos (em molhos), ou assados.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"DIA DAS CRIANÇAS"

Sugestões divertidas para oferecer as crianças neste dia tão especial.

Saladas, lanches e sobremesas. Todas com uma boa pitada de humor.

 As crianças vão adorar!!!!!!!!!

"VAMOS NOS DIVERTIR"

"FELIZ DIA DAS CRIANÇAS"

 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RECEITA SALGADA

JARDINEIRA DE LEGUMES

INGREDIENTES PARA 6 A 8 PESSOAS
700 g de batatas
5 cebolas brancas pequenas
400 g de cenouras
2 fatias de toucinho magro
400 g de ervilhas (sem as vagens)
7 a 8 folhas de alface
50 g de manteiga
sal e pimenta do reino

PARA O BOUQUET GARNI
1/4 de folha de louro
2 raminhos de tomilho

MODO DE FAZER:
se não for época de ervilhas frescas, você poderá usar as congeladas. Neste caso, siga as orientações indicadas na embalagem para prepará-las.
Ponha uma panela no fogo com 1 litro de água salgada.
Descasque as batatas, lave-as rapidamente e corte-as em cubos.
Descasque as cebolas. Descasque as cenouras e corte-as em palitos. Lave a alface e amarre o bouquet garni. Pique o toucinho em cubos, depois de tirar o couro. 
Coloque as cebolas e o bouquet garni numa panela de água fervente, acrescente a batata e a cenoura, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por uns 20 minutos. Adicione à panela os cubos de toucinho, a ervlha e a alface e deixe cozinhar por mais de 15 minutos, sem tampá-la. Salpique a pimenta do reino.
Enquanto a ervilha estiver cozinhando, aqueça uma travessa para os legumes. Terminado o cozimento, acomode os legume na travessa e só acrescente a manteiga na hora de servir.

FONTE: Livro: "Bocuse em sua cozinha" - Paul Bocuse
                          Editora Ediouro, 2009


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CENOURA

FIQUE INFORMADO:

Cenoura (Daucus carota): legume originário da região do Mediterrâneo e sudoeste da Ásia, é uma raiz comestível, de formato alongado e sabor levemente adocicado, com alto teor de BETACAROTENO. As cenouras podem ser de três variedades: Nantes, com ponta arredondada, pele lisa e coloração laranja escura; Brasília, com formato cônico, ponta pouco fechada, pele pouco lisa e coloração laranja avermelhada. Existe ainda a cenoura baby, geralmente comercializada congelada ou enlatada. A cenoura é consumida crua ou cozida, no preparo de receitas doces e salgadas.

BETACAROTENO: Nome dado a Pró-Vitamina A. A cenoura, juntamente com os demais vegetais de cor amarela e laranja (batata doce amarela, milho, manga, mamão, abóbora, etc), são fontes alimentares da pró-vitamina A.



VITAMINA A: é indispensável para saúde da visão, no processo de prevenção de infecções, para o crescimento, funções endócrinas, saúde da pele, desenvolvimento dos dentes e na reprodução humana.

Não deixe de consumir este precioso alimento.

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

RECEITAS DE HAMBURGUERES CASEIROS


HAMBURGUERES CASEIROS SÃO MAIS:
- Saudáveis: devido ao cuidado na seleção dos ingredientes;
- Lights: há a possibilidade de utilizar substituições menos calóricas, exemplo, maionese light, uma carne mais magra, além de que podem ser assados no forno;
- Nutritivos: é possível acrescentar aveia e outros cereais integrais na massa do hambúrguer e também o pão pode ser integral;
- Gostosos: utilização de temperos diversos, que normalmente não são utilizados, como ervas frescas e secas;
- Baratos: quando feitos em casa, o benefício é mais alto do que o custo, devido ao rendimento e qualidade;
- Práticos: podem ser feitos em grande quantidade, moldados e congelados. Não necessariamente precisam ser consumidos em forma de lanche, mas também com arroz, feijão, e uma salada;
- Variados: possibilidade de preparar hambúrgueres diferentes dos tradicionais de carne e frango;

Veja quantos motivos para você programar suas receitas, as compras e ir para a cozinha preparar o seu hambúrguer.



Aqui estão algumas sugestões de hambúrgueres diferentes e nutritivos:

HAMBURGUER SELVAGEM
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz selvagem cozido
400 g de carne magra moída
1 cebola picada
2 claras
½  colher de chá de sal
Preparo:
Em um recipiente, misture bem os ingredientes e modele 8 hambúrgueres. Grelhe em uma frigideira antiaderente dos dois lados. Sirva com folhas verdes.

HAMBURGUER NUTRITIVO
Ingredientes:
150 g de folhas de escarola
200 g de peito de peru defumado
200 g de ricota
1 clara
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher de café de colorau
1 colher de sopa de molho light de soja
2 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de chá de azeite de oliva
Preparo:
Bata as folhas de escarola no processador, retire e coloque em uma tigela. Processe também o peito de peru, a ricota, a clara, a noz-moscada, o colorau e o molho de soja. Misture com o farelo de aveia e a escarola reservada. Faça 6 hambúrgueres e coloque-os em uma assadeira. Pincele com o azeite de oliva e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos.

HAMBÚRGUER DE SOJA
Ingredientes:
120 g de proteína de soja texturizada
2 xícaras de chá de caldo de carne (dê preferência caseiro)
4 fatias de pão integral
½ xícara de chá de leite desnatado
2 claras de ovo
1 colher de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sobremesa de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de azeite de oliva
Preparo:
Hidrate a proteína de soja no caldo de carne quente por cerca de 10 minutos. Deixe o pão de molho no leite desnatado por cerca de 5 minutos. Esprema a proteína e os pães, coloque em uma vasilha e acrescente o restante dos ingredientes, com exceção do azeite. Amasse bem e faça oito hambúrgueres. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Passado o tempo, aqueça uma frigideira antiaderente, adicione o azeite e grelhe os hambúrgueres até dourar.

HAMBÚRGUER DE ATUM COM AVEIA
Ingredientes:
1 lata de atum em água
1 cebola pequena ralada
1 clara
1 colher de sopa de salsa picada
½ xícara de chá de aveia
1 colher de chá de óleo
MOLHO:
1 pepino médio picado em cubos pequenos
½ xícara de chá de leite desnatado
2 colheres de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de mostarda
Folhinhas de Dill(Endro)
1 colher de café de sal
Preparo:
Escorra a água do atum e misture com a cebola, a clara, a salsa e a aveia. Faça 4 hambúrgueres. Aqueça uma frigideira antiaderente, adicione o óleo e grelhe os hambúrgueres dos dois lados até dourar.
MOLHO:
Misture os ingredientes e leve ao fogo para engrossar. Sirva sobre os hambúrgueres.

Bom apetite!!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VARIAÇÕES CLIMÁTICAS

Os termômetros estão loucos! As temperaturas estão brincando com a gente! Um dia, calor forte e sufocante, com umidade quase de deserto e no dia seguinte frio e vento. Ou ambos no mesmo dia. O nosso inverno está realmente incerto. Essa mudança brusca de temperatura traz prejuízos a nossa saúde.

CALOR: secura da mucosas, dos olhos, da garganta e da pele. Grande possibilidade de desidratação, pressão alta ou baixa, inchaço das pernas, entre outros sintomas.

FRIO: processos alérgicos, resfriados, baixa imunidade, tosse, entre outros sintomas.

FAIXAS ETÁRIAS QUE MAIS SOFREM COM ESSA INSTABILIDADE DA TEMPERATURA: idosos, crianças, pacientes com asma, rinite e outras doenças respiratórias ou alérgicas, pacientes com baixa imunidade, entre outros que apresentarão agravo em suas doenças de base.



ORIENTAÇÕES:
CALOR: hidratação constante com água e também água de coco, suco de frutas, chás gelados, dieta balanceada.

FRIO: hidratação constante com água, chás quentes, sucos de frutas, dieta balanceada.

GERAL:
CALOR: evite exercícios físicos entre os período das 10 às 17 horas, mantenha a casa arejada, evite ambientes fechados e aglomerados, evite mudanças bruscas de temperatura, aqueça (frio) ou mantenha úmido (calor), o ambiente onde você permanecer.

Orientações básicas que podem nos ajudar a passar por essas temperaturas diversas, sem ficar doente.

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

terça-feira, 29 de julho de 2014

BERINJELA

NOME CIENTÍFICO: Solanum melongena
Legume originário da Índia. É uma hortaliça arbustiva anual muito apreciada, no mundo inteiro, da qual é consumido o fruto, uma baga longa ou semilonga (com formato ovalado) ou arredondada. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, também existem as colorações branca, creme e rajada. A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo rijo e verde, fruto escuro, brilhante e macio, com sementes claras.


VALOR NUTRICIONAL: Possui fibras, vitamina A, Folato, Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio.

NA COZINHA: Pode ser consumida assada, cozida, refogada, recheada, em conserva, patês e também frita, que não é muito saudável devido a fritura. É muito versátil e saborosa.

SUGESTÃO DE RECEITA:

PATÊ DE BERINJELA COM TALOS:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo, 1 xícara de chá de cebola, 3 dentes de alho, 3 xícaras de chá de berinjela picada, ½ xícara de chá de pimentão picado, 1 colher de sopa de molho de pimenta, sal à gosto, ½ xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de salsa, ½ xícara de chá de talos de agrião.
Modo de preparo: Aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente a berinjela, o pimentão, o molho de pimenta, o sal e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada, até a água secar e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo. Acrescente a salsa e bata no liquidificador. Coloque essa mistura em um recipiente e junte os talos de agrião bem picados. Conserve em geladeira.

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

quinta-feira, 10 de julho de 2014

COMA PIZZA SEM CULPA!


Mesmo que esteja em dieta, não perca a oportunidade de apreciar esse prato com prazer, consciência e moderação. Apenas siga algumas orientações:

- Coma com moderação: não exagere na quantidade. Dá para ficar satisfeito com 3 ou 4 pedaços;

- Varie o tipo: Intercale uma mais calórica com outra menos calórica;
ALTA CALORIA: Ex: Mussarela de búfala, rúcula com tomate seco, Portuguesa, 4 queijos, Calabresa e Peru com catupiry, com mais de 300 kcal por pedaço de 130 g.



MÉDIA CALORIA: Marguerita, Catupiry, Mussarela, Frango com catupiry e Atum, com valor calórico que varia de 240 a 288 kcal por pedaço de 130 g.

BAIXA CALORIA: Escarola, Alice, Alho, Brócolis, Vegetariana com valor calórico que varia de 120 a 180 kcal por pedaço de 130 g.

- Evite consumir as pizzas doces;

- Evite consumir refrigerante, principalmente os comuns, sucos adoçados com açúcar e bebidas alcoólicas com a pizza. Irão agregar mais calorias a sua refeição. Entretanto 1 taça de um bom vinho não fará mal.

- Cuidado com a sobremesa que irá escolher: Doces irão agregar muito mais calorias à refeição. Prefira frutas in natura.

- Evite os rodízios de pizza: sempre comemos mais do que queremos, devido a grande disponibilidade, competição com os amigos para ver quem come mais, e a gula que fica aguçada.

Essas são orientações básicas que funcionam.





Abaixo segue a História da Pizza e outras curiosidades desse prato tão apreciado por todos nós!!!!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizza
(5 fotos)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

AGRIÃO

HISTÓRICO: Verdura originária do Chile, pertencente à família dos brócolis, da couve, da mostarda, do nabo e do repolho. Planta semi-aquática, é cultivada em terrenos úmidos ou em água corrente. Conhecido também como agrião-d`água, agrião-aquático e agrião do rio, tem folhas pequenas, arredondadas, de coloração verde-escuro e levemente arroxeada. Por ser uma verdura muito sensível, exige rápido consumo após sua aquisição. Normalmente, é consumido cru, na forma de salada.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: O agrião combina cloro, fósforo e enxofre, minerais formadores de ácido, para construir paredes intestinais mais saudáveis e melhorar o metabolismo do fígado. Os aminoácidos/proteínas do agrião (2,8 mg/100 g) promovem o crescimento saudável do cabelo e ajudam a evitar a sua queda. Favorece a circulação e oxigenação do sangue, pelo elevado teor de clorofila, e como ele acelera o metabolismo da gordura em energia, contribui para perda de peso. Além de baixo valor calórico, o agrião também é rico em vitaminas A, B9, B7, B5, B1 e também uma grande quantidade de vitamina C. Em relação aos minerais, ele contém quantidades substanciais de potássio, cálcio, ferro e iodo. O iodo desempenha importante papel no funcionamento da tireoide.

EVITE O DESPERDÍCIO: Por ser uma verdura muito sensível, exige rápido consumo após sua aquisição, como disse anteriormente. E sendo assim, necessita de planejamento na hora da compra (quantidade, tempo de utilização, acondicionamento adequado). Para evitar desperdício também, utilize as partes normalmente não utilizadas como os talos. Eles possuem tanto ou mais nutrientes em relação às folhas. Os talos podem ser utilizados nas saladas ou também como tempero em preparações diversas, no arroz, em sopas, omeletes, sucos, refogados como couve, bolinhos, farofas, etc.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

sexta-feira, 20 de junho de 2014

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

RADICAIS LIVRES

Um radical livre é, uma espécie de substância tóxica, produzida no nosso organismo, que pode danificar componentes das nossas células, levando, com o passar do tempo, ao envelhecimento precoce destas e às doenças.
São produzidos no organismo como resultado de uma sobrecarga interna ou externa. Os níveis de radicais livres podem aumentar no corpo devido à exposição à poluição, à radiação, aos raios ultravioletas, ao fumo, às substâncias químicas, às bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e durante o exercício físico rigoroso. A produção de radicais livres pode aumentar, também, através de processos orgânicos. Durante infecções e inflamações crônicas, quantidades maciças de radicais livres são formadas nas células de defesa, a fim de combater bactérias e vírus invasores. Quando produzidos em excesso prejudicam nossas células, tecidos e órgãos.

   

ANTIOXIDANTES

São substâncias químicas capazes de impedir a formação ou neutralizar os Radicais Livres. Os Antioxidantes estabilizam os Radicais Livres, transformando-os em moléculas inofensivas. desta forma, os Antioxidantes interceptam os Radicais Livres e protegem as células contra o dano oxidativo, que leva ao envelhecimento e às doenças. Os Antioxidantes nos protegem contra lesões, provocadas pelos Radicais Livres, à parede dos vasos, ao DNA e à pele, ajudando a diminuir o risco de doenças degenerativas do coração e do cérebro, bem como, auxiliando na prevenção do foto envelhecimento.


ALIMENTOS

Os Antioxidantes são encontrados, de uma forma geral, em frutas, verduras e legumes. Dentre eles, mamão, brócolis, laranja, cenoura, tomate, uva, salsa, morango, espinafre e repolho. E também, no curry e nas nozes. Outras fontes, chá verde e vinho, que devem ser consumidos com moderação.


Silvania C. C. Sergent
CRN3 – 20.185
Nutricionista Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent