quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O que é arroz parboilizado?
Embrapa informa:
O que é arroz parboilizado? (Eu não sabia.)
A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.
A parboilização é realizada através de três operações básicas:
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.
Suas vantagens são:
- Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;
- Quando cozido, fica sempre soltinho;
- Rende mais na panela;
- Requer menos óleo no cozimento;
- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
- Alto grau de higiene no processo de industrialização;
- Conserva-se por mais tempo;
- Não usa produtos químicos.
Detalhe:O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

CONSUMO DE REFRIGERANTE E CÂNCER DE PRÓSTATA

Um refrigerante por dia aumenta risco de câncer de próstata (estudo)
O estudo acompanhou mais de 8 mil homens suecos
Homens que consomem uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira.
"Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatamos um risco de câncer de próstata aproximadamente 40% maior", disse à AFP uma das autoras do estudo, Isabel Drake.
O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseia-se no acompanhamento de mais de 8.000 homens da região da cidade de Malmö (sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante uma média de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram.
Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata, necessitando de tratamento.
Além disso, aqueles que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas do câncer. Este risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar no café da manhã, relatou a pesquisadora.
Estudos anteriores já haviam indicado que os chineses e os japoneses que viviam nos Estados Unidos, o maior consumidor de refrigerantes do mundo, desenvolveram câncer de próstata com mais frequência do que os compatriotas que permaneceram em seu país.
Uma pesquisa aprofundada sobre a resposta a diferentes dietas de acordo com a genética torna possível "adaptar as recomendações em termos de comida e bebida para certos grupos de alto risco", considerou Drake.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/refrigerante-dia-aumenta-risco-câncer-próstata-estudo-203343269.html

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CONSUMISMO INFANTIL NA CONTRAMÃO DA SUSTENTABILIDADE



Instituto Alana e Ministério do Meio Ambiente lançam cartilha sobre relação entre consumismo infantil e sustentabilidade com dicas e sugestões para pais e educadores.

CONTRA A OBESIDADE, PELA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS

O debate sobre a epidemia de obesidade infantil e as medidas necessárias para o seu combate chegou novamente à Câmara dos Deputados por meio de uma recomendação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DO MACARRÃO!!


O Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo per capita.

No Brasil, a data é promovida pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias. Devido à importante participação do Brasil no mercado mundial de massas, o país foi escolhido para ser a sede do IV World Pasta Congress, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2010.

Fonte: www.abima.com.br

MACARRÃO:
- Fonte de energia
- Fácil de fazer
- Pode ser utilizado em várias preparações culinárias saudáveis, agregando legumes, queijos magros, etc.
- Formas variadas que nos permite diversificar os pratos
- Prefira os com molho de tomates - são menos calóricos
- Prefira os integrais - fornecem fibras além dos carboidratos
- Consuma com moderação

Bom Apetite!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

APRENDA A TER UM INFARTO!

É MUITO SIMPLES! 
VAMOS INFARTAR!
COM UM POUCO DE ESFORÇO CONSEGUIREMOS! 

SERÁ QUE VOCÊ QUER TER UM INFARTO? 
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO!!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
 
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente. 
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. 

As necessidades pessoais e familiares são secundárias. 
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos. 
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde. 
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
 
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro. 
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
 
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo. 
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos. 
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

Duvido que você não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!! 

IMPORTANTE:
 
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
 
Uma nota importa
nte sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo de um sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

NESTA SEMANA!

DIA 16/10 - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: Cuide da sua.

DIA 18/10 - DIA DO MÉDICO: Parabéns à todos os médicos que ao cuidar do seu paciente, utilizam além dos seus conhecimentos, o tratamento humanizado.

PARABÉNS ESPECIAL! "MÉDICOS SEM FRONTEIRAS"
Visite o site: www.msf.org.br

ANÁLISE SWOT NA SAÚDE

  ANÁLISE SWOT NA SAÚDE  Transferindo essa ferramenta utilizada por empresas, para a sua saúde!! Então vamos lá!! AMBIENTE INTERNO FORÇAS  A...