terça-feira, 10 de março de 2015

"FELIZ PÁSCOA!"

TIPOS DE CHOCOLATES

BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau e açúcar, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.

AO LEITE: Possui massa de cacau, entretanto em porcentagens bem pequenas.

AMARGO 70 % CACAU OU MAIS: É o mais saudável. Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.




MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menor proporção que no chocolate amargo.

DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso, contanto que, seja consumido com moderação devido ao alto teor de gorduras.

- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura, mesmo o diet.
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto.
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional disponível na embalagem.

SUGESTÕES:
- Utilizar em suas preparações à base de chocolate, o cacau em pó, sem adição de açúcar.
- No preparo de um chocolate quente para tomar a noite, utilize: leite desnatado, chocolate diet em pó ou cacau puro em pó e adoçante. O valor calórico cai muito e o prazer em consumi-lo não.

  “Aprecie com moderação”

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent

segunda-feira, 2 de março de 2015

PEIXE

SALMÃO

O PEIXE E VALOR NUTRICIONAL: Peixe de carne rosada, versátil para vários tipos de preparações, muito saudável e gostoso. Em 100 g do alimento: 116 kcal, 0 g carboidrato, 19,90 g de proteínas, 1,35 g de gorduras boas. Rico em vitaminas e minerais. Muito se fala do Ômega 3, 6 e 9. Vale lembrar que o salmão de cativeiro não contêm quantidades preconizadas desses nutrientes. Somente peixes produzidos no mar em águas frias. Entretanto, não deixa, em hipótese alguma, de ser ...um ótimo alimento, que deve estar presente na dieta pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Inclusive diversificando o tipo de peixe e de preferência não consumi-lo frito.
ONDE ADQUIRIR O ALIMENTO: locais como grandes entrepostos onde a distribuição é grande e há grande rotatividade do produto, grandes hipermercados, feiras livres ou peixarias. Independente do local, devemos observar a higiene geral, aparência dos peixes, manuseio por parte do funcionário, armazenamento e acondicionamento no local de venda. Se for congelado, observar a integridade da embalagem, rotulagem, data de validade, se está congelado adequadamente.
FORMAS DE ADQUIRIR: filé grande, posta, inteiro sem as vísceras, fresco, congelado.
FORMAS DE PREPARO: assado (churrasqueira, forno a lenha, forno caseiro), grelhado (chapa, frigideira), no papelote.
TEMPO DE PREPARO: assado no forno (30 a 40 min, ou até dourar em cima); grelhado na frigideira (10 a 15 min em fogo médio). Geralmente o preparo do salmão é muito rápido e em temperaturas médias, para não desidratar a carne.
TEMPEROS: pimenta calabresa seca, alho seco ou fresco, alecrim, salsa, azeite, sal, cebola.
ACOMPANHAMENTOS: arroz branco, saladas de folhas verdes, maionese de legumes, legumes na manteiga, com batatas, farofa.
MOLHOS: maracujá, tártaro, alcaparras.
Lembre-se, o que pode incrementar o preparo deste peixe é a sua criatividade e preferências da sua família. Coloque a mão na massa, ou melhor no peixe e surpreenda a sua família!!!!!
Veja as fotos de diversas formas de preparar este peixe e tenho certeza que você irá criar muito mais diante das sugestões!!!
Bom apetite!